Marlon Freitas é um dos grandes símbolos da virada do Botafogo. Criticado no fim de 2023 e no início de 2024, o volante deu a volta por cima, se tornou capitão e tem sido um dos líderes do time, hoje líder do Campeonato Brasileiro e finalista da Libertadores. Ele foi elogiado por ex-treinadores do clube em declarações dadas a “O Globo”.
Tiaho Nunes, hoje treinador da Universidad Católica, valorizou a dedicação do jogador.
– O Marlon retornou para 2024 muito focado em evoluir individualmente e conseguir gerenciar a carga emocional, mesmo com faixas na arquibancada e críticas públicas recorrentes. Ele ficou surpreso quando eu o escolhi para ser um dos capitães, mas assumiu a responsabilidade e demonstrou estar à altura do desafio. Nada melhor que o tempo para provar que teorias desaparecem com persistência e trabalho – afirmou Tiago Nunes.
Fábio Matias destacou a importância de Marlon Freitas dentro e fora de campo.
– Além da qualidade técnica como meia, o Marlon está sempre concentrado, com disposição para trabalhar e, ao mesmo tempo, cobra que os companheiros tenham a mesma postura no dia a dia. Por ter uma boa comunicação e se expressar bem, ele consegue mobilizar o ambiente com boas palavras e colocações quando necessário – elogiou Fabio Matias.