Volante do Botafogo entre 2016 e 2018, Dudu Cearense elogiou Marlon Freitas e deu dicas a ele para a carreira. Em entrevista à ESPN, o ex-jogador destaco a importância do lado mental e da dedicação.
– Gosto muito do Marlon Freitas e eu costumo dizer que futebol é literalmente mental 80% e 20% restantes. Vamos falar do Marlon Freitas. Ele estava na fase ruim. Beleza. Fase ruim? Tudo bem, vai trabalhar do mesmo jeito ou até mais. Quando tem a fase boa, vai vai ter que trabalhar do mesmo jeito, da mesma forma. Vai mudar alguma coisa? Vai ter que chegar cedo, trabalhar sério, se dedicar o máximo possível, seja na fase ruim, na fase boa. E eu brinco sempre com os caras, né? O futebol só acaba quando termina. Então é a única profissão do mundo que você não tem de falar assim: ‘Amanhã não vou treinar, vou treinar meia boca’. Não existe isso – disse Dudu Cearense.
– Então, para o Marlon Freitas, o que poderia falar pra ele, se pudesse encontrá-lo? Cara, você é o mesmo na fase ruim e na fase boa. O campeão, ele não fica preocupado se ele jogou bem ou jogou mal. Ele tem que performar sempre. O que eu estou fazendo por trás para performar bem? E mesmo treinando muito bem, às vezes a performance não vem como ele deseja. Mas o mental está linkado. O que que eu quero para minha carreira? É ser titular do Botafogo? Vou ter que fazer por onde. Quer chegar na seleção brasileira? Tem que fazer por onde. Primeiro passo é ele fincar os pés no chão e falar: ‘Eu serei o mesmo e qualquer fase da minha carreira’ – acrescentou.
Marlon Freitas recuperou seu melhor futebol no Botafogo nesta temporada e vem tendo boas atuações, além de ser um dos líderes do elenco.