Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

14/01/26 às 00:00 - A definir

Escudo Portuguesa
POR

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

04/12/25 às 19:30 - Mineirão

Escudo Cruzeiro
CRU

2

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Executivo da XP: ‘Acredito que o projeto do Botafogo vai dar muito certo. Quem entrou primeiro vai colher os frutos primeiro’

Por: FogãoNET

- Atualizado em

Executivo da XP: ‘Acredito que o projeto do Botafogo vai dar muito certo. Quem entrou primeiro vai colher os frutos primeiro’
Arquivo pessoal

Responsável por intermediar a venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo para o empresário americano John Textor, o executivo da XP Investimentos Pedro Mesquita deu entrevista publicada nesta terça-feira à “Folha de S. Paulo” e falou sobre o projeto do clube.

Ele foi perguntado sobre Textor chegar ao Brasil quase como um ídolo.

– Isso é muito louco. É a carência do torcedor que não vê expectativa para o seu time. O Botafogo não ganha um título expressivo desde 1995. Que bom que o Botafogo tomou essa decisão porque eu acredito que o projeto vai dar muito certo. Quem entrou primeiro vai colher os frutos primeiro, é normal no futebol. Textor ficou louco com aquela recepção que não foi combinada, os torcedores descobriram (o número do voo). Imagina esse cara no primeiro jogo do Botafogo… Isso é um ativo. O brasileiro é engajado. Brasileiro é um dos públicos mais engajados nas redes sociais. Já viu Twitter de time brasileiro? É uma maluquice. É um mega ativo. Brasileiro faz canto, faz faixa. Eu fui para Belo Horizonte [quando fechou a venda do Cruzeiro] e foram me entregar presente. Não para o Ronaldo. Para mim! – afirmou Pedro Mesquita.

O executivo destacou a mudança interna em Botafogo e Cruzeiro na gestão e considera que vão inspirar outros clubes a seguirem o mesmo caminho. Ele projeta SAF em até metade dos 25 principais clubes do país até o fim do ano.

Acho que o possível sucesso de Cruzeiro e Botafogo vai fazer com que outros clubes sofram uma pressão interna para que também virarem SAF. É um processo natural. No final, quem manda é a torcida. Eles [os dirigentes] não vão aguentar a pressão. Claro que o modelo tem de ser bem feito. Por isso, a gente tomou muito cuidado em trazer tanto para Cruzeiro quanto para Botafogo projetos que tenham uma cabeça de gestão de longo prazo. Desportivamente, o resultado pode vir mais rápido ou um pouco mais devagar, mas vai chegar porque o mato é muito alto [os problemas são muito grandes] e o ganho de gestão é muito fácil – explicou.

O próximo projeto da XP é um projeto de criação de liga de clubes, com investidor definido, para internacionalizar o futebol brasileiro, fazer competir com os principais campeonatos e gerar receitas mais altas.

Fonte: Redação FogãoNET e Folha de S. Paulo

Comentários