Experiência no Crystal Palace, métricas e backup para Gatito: head scout do Botafogo recorda escolha por Lucas Perri

Lucas Perri. Botafogo x Athletico-PR, Copa do Brasil 2023, no Estádio Nilton Santos
Thiago Ribeiro/Botafogo

Quando assumiu o comando do futebol do Botafogo, John Textor bateu na tecla de investir em scouting, analytics e dados para contratar jogadores e avaliar o elenco. Tal investimento tem dado frutos, e um dos ótimos exemplos é o goleiro Lucas Perri. Destaque na temporada, o arqueiro veio no fim da segunda janela do ano passado, após se destacar no Náutico.

O clube pernambucano figurava na zona da degola e acabaria rebaixado mesmo para a Série C, mas Perri foi o escolhido do Botafogo para chegar a princípio como uma alternativa a Gatito, segundo contou o head scout do Glorioso, Alessandro Brito, ao “GE”:

– A ideia seria encontrar um backup para o Gatito, até então ele não tinha renovado (o contrato), mas estávamos no processo para isso. Queríamos encontrar alguém para ser o substituto dele a médio e longo prazo. O Botafogo sempre teve goleiros marcantes, antes do Gatito teve o Jefferson. Estávamos pensando em já pegar um goleiro para fazer essa transição – disse Brito.

Além de Lucas Perri, o Botafogo também chegou aos nomes de John, à época na reserva do Santos e hoje no Internacional; e Mailson, ex-Sport e atualmente no Al-Taawoun (SAU).

A diretoria alvinegra avançou com um pré-contrato a Lucas Perri, que estava terminando seu vínculo com o São Paulo, mas conseguiu a liberação imediata. Segundo o “Blog do Menon”, do “UOL Esporte”, o Botafogo pagou apenas US$ 250 mil (R$ 1,3 milhão à época), e o Tricolor ficou com 15% dos direitos econômicos.

Houve ainda outros pontos que contribuíram para a escolha por Lucas Perri. Um dos coordenadores do scouting, William Simões já havia trabalhado com o goleiro no sub-20 do São Paulo. Além disso, o fato de Perri já ter passado pelo Crystal Palace, clube da família Eagle Football, também ajudou.

– O orçamento (para contratar o goleiro) não era muito, mas chegamos a três oportunidades de negócios bem interessantes, estávamos confiantes em todas, mas ficamos em cima do Perri porque ele já tinha passado pelo Crystal Palace. Pegamos os relatórios dele lá e todos eram de um atleta de muita projeção, com potencial até de Premier League. Depois, tivemos uma conversa sobre os jogadores e fomos para cima do Perri – contou Brito, citando a importância dos dados:

– O Náutico estava na situação em que estava e ele era o destaque da equipe, mantinha uma performance muito interessante. Utilizamos muito o departamento de scouting, temos uma métrica como se fosse uma expectativa de defesa em relação ao gol e era muito positiva.

Lucas Perri tem 25 anos e sofreu 23 gols em 31 jogos nesta temporada pelo Botafogo. Um dos melhores da posição no momento no futebol brasileiro, ele tem contrato com o Glorioso até dezembro de 2025.

Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários