Fair play financeiro sugerido pelo Flamengo é oficializar ‘espanholização’, dizem comentaristas: ‘Vão jogar o campeonato só eles’

Fair play financeiro sugerido pelo Flamengo é oficializar ‘espanholização’, dizem comentaristas: ‘Vão jogar o campeonato só eles’
Reprodução/UOL Esporte

As sugestões apresentadas pelo Flamengo em nota oficial à CBF sobre fair play financeiro foram criticadas no programa “UOL News Esporte” nesta terça-feira (11/11). O apresentador Eduardo Tironi afirmou que, caso tais regras sejam implementadas, será a instauração da “espanholização” do futebol brasileiro.

Só meu pitaco sobre essas questões financeiras que o Flamengo propõe. O processo de espanholização é muito cristalizado, para mim. Porque, nessas condições aí hoje, você esquece. Palmeiras e Flamengo vão continuar tomando conta de tudo e os outros não vão conseguir. Tão simples quanto isso. Vamos que a CBF fala: “Flamengo, você tem toda a razão, vamos implantar tudo isso aí que você falou.” Esquece. Nenhum clube, por mais boa vontade que tenha, de cortar na carne e tal, vai conseguir competir – disse Tironi.

O comentarista Arnaldo Ribeiro também criticou a nota do Flamengo, que sugeriu que sejam controlados folha salarial, direitos de imagem, comissões e premiações, que clubes em recuperação judicial ou extrajudicial sejam proibidos de contratar, que clubes da mesma holding tenham movimentação financeira limitada e que donos de SAFs sejam avaliados por uma comissão.

Eu acho a nota do Flamengo maravilhosa [risos]. O fair play financeiro que o Flamengo propõe agora, quando ele é o poderoso, pressupõe dois times na Liga: Flamengo e Palmeiras. Só. Então vão jogar o campeonato só eles. E é bem interessante que isso tenha sido agora uma bandeira da CBF. Deveria ser uma das bandeiras a regulamentação financeira, o fair play, da liga dos clubes – disse Arnaldo.

A questão do gramado sintético é mais palpitante porque ela envolve os outros, os não poderosos também. A questão do fair play financeiro talvez só envolva os poderosos. A nota do Flamengo ataca quem não é poderoso, quem está em situação financeira ruim e quem é SAF. Envolve todo mundo, o resto. Do segundo para baixo, restringe e alfineta todos os outros – completou.

Fonte: Redação FogãoNET e UOL Esporte

Comentários