O Botafogo chegou a abrir o placar contra o Flamengo com um gol de Arthur Cabral, anulado, e logo na sequência sofreu o gol de Samuel Lino, após um lançamento longo de Jorginho, com a linha da defesa alvinegra bem alta. No programa “Fechamento SporTV” deste domingo (30/8), o comentarista Felipe Melo apontou três erros do time no lance, sobrando até mesmo para o goleiro Gabriel Batista.
– O primeiro erro que acontece é a dupla de zaga do Botafogo [Justino e Ferraresi] olhando para frente. Isso é o bê-á-bá do futebol, eles têm que estar com o corpo em diagonal pronto para correr para trás. O segundo erro, que poderia ser até o primeiro, é que um dos atacantes não poderia deixar o Jorginho livre para olhar, pensar, dar um tapa e lançar. E o terceiro erro é o goleiro. O goleiro nem aparece [no vídeo]! Você pega o Unai Simón, por exemplo, da Espanha, que joga com a linha muito alta… Se ele está avançado, ele chega na bola – explicou Felipe Melo.
– O treinador chegou agora, mas isso é treino que já vem da base. Quando o portador da bola não tem pressão, automaticamente os jogadores estão preparados para correr para trás. A partir do momento em que o Jorginho pega a bola e está com pressão, ele toca a bola para trás, automaticamente a linha de zaga corre para a frente. E o goleiro, principalmente nos dias de hoje, que você tem muitos jogadores com tanta técnica, como é o Jorginho, já fica ligado no posicionamento também, para se passar uma bola longa poder chegar – completou.
O Botafogo foi para o intervalo no Maracanã perdendo por 1 a 0, voltou melhor para o segundo tempo, mas não conseguiu criar grandes chances e acabou sofrendo dois gols na reta final do clássico, terminando com 3 a 0. O Glorioso volta a campo no próximo domingo para receber o líder Palmeiras, no Estádio Nilton Santos.