Torcedor ilustre e ex-patrocinador do Botafogo, o empresário e youtuber Felipe Neto detonou a diretoria do clube por ter vendido o lateral-esquerdo PV para o Internacional.
Pela venda de 25% dos direitos econômicos do jogador, o Botafogo receberá R$ 2,6 milhões, podendo chegar a R$ 3 milhões por metas atingidas. O clube manterá 25% numa futura venda.
Numa longa explanação no Twitter, Felipe Neto disse que PV foi vendido “por duas mariolas”, frisou o prejuízo técnico que a equipe terá visando o acesso na Série B e criticou também o CEO Jorge Braga, que avalizou a negociação. Além disso, afirmou que a venda joga um balde de água fria no recém-lançado plano de sócio-torcedor.
Confira o desabafo de Felipe Neto:
1) A venda do jovem PV, pelo Botafogo, prova que a nova diretoria não entende nada de torcida e menos ainda de futebol. Os argumentos são fracos, a defesa da venda é baseada em questões puramente técnicas que não se sustentam no ambiente da bola, que tem outros fatores envolvidos.
2) Os argumentos para a venda:
– Botafogo receberá um valor para ajudar a pagar salários;
– Manterá parte dos direitos econômicos, que renderão dinheiro numa futura venda do Internacional para outro clube.
3) Porém:
– O valor que será recebido é insignificante para a realidade financeira do clube. Não altera em praticamente nada a situação;
– Manter direito econômico de atleta é uma aposta. O Botafogo não pode fazer apostas, ele precisa primeiro SUBIR DE DIVISÃO!
4) A pior parte, contudo, é perceber que a diretoria em nenhum momento analisou a importância do PV na relação da torcida com o clube. PV tinha virado um xodó da torcida. Sousa caminhava para isso também, mas o PV já estava se consolidando. A venda foi um banho de água gelada.
5) É inacreditável que um clube que acabou de lançar um novo plano de sócio-torcedor venda um xodó da torcida a preço de banana podre. É como dizer: “Nós não nos importamos com o desempenho dentro de campo, nem com o carinho da torcida, mas assine o sócio-torcedor”.
6) Para piorar, o Botafogo fortalece no mercado a imagem de que não é capaz de negociar nada. Se o maior xodó da torcida em anos é vendido por duas mariolas, que time vai querer pagar caro num jogador do Botafogo? Eles sabem que podem oferecer qualquer coisa e a diretoria aceitará.
7) E para piorar mais ainda, perdemos um dos melhores jogadores do elenco para a Série B, numa posição onde todo clube está desesperado para encontrar um bom jogador. PV era fundamental para tentarmos o acesso para a Série A. Essa venda foi uma vergonha.
8) Preciso ressaltar isso: FUTEBOL NÃO É APENAS BUSINESS. Se você analisar: “Compramos 50% de um atleta por X e estamos vendendo 1 mês depois parte disso por 5X” realmente parece ótimo. Só que FUTEBOL NÃO É APENAS BUSINESS. A venda do PV custará caríssimo ao Botafogo.
9) Justamente porque o futebol não é uma siderúrgica, não é sobre comprar e vender, é sobre: Desempenho em campo, subir de divisão, 4elacionamento com a torcida, cativar sócio-torcedor, criar ídolos, motivar paixão e dar motivo para assistir. Não acho que o CEO entenda isso.