Ferj anuncia novidades para o VAR no Carioca-2026; Joel Carli representa Botafogo em reunião

VAR da Ferj em Botafogo x Fluminense | Campeonato Carioca 2025
Reprodução/Premiere

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou nesta sexta-feira novidades sobre o uso do VAR no Campeonato Carioca de 2026, após discussão com os clubes.

Entre as mudanças, está a paralisação do cronômetro durante as revisões no VAR. A Ferj propôs que cada clube tivesse direito a dois pedidos de desafio por jogo, mas a ideia não foi para frente.

Outra sugestão da Ferj foi que cada clube tivesse um representante na cabine do VAR, para aumentar a transparência, mas a mudança foi vetada pela diretoria de arbitragem.

Na reunião, que contou com representantes de 10 dos 12 clubes da Série A – Volta Redonda e Portuguesa estiveram ausentes -, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, criticou a forma como o VAR é utilizado atualmente.

Tem determinados jogos que (a sala do VAR) parece botequim. Uma indecisão danada na sala do VAR. Se existe divergência interpretativa tem que valer a do árbitro. É o que penso. Mas não vale o que penso. Essa distorção incomoda não só os clubes, mas aqui também – afirmou Rubinho.

Joel Carli, coordenador de futebol, representou o Botafogo na reunião. O Glorioso estreia no Campeonato Carioca no dia 14 ou 15 de janeiro, fora de casa, contra a Portuguesa.

Diretrizes do VAR no Carioca-2026 divulgadas pela Ferj:

– O cronômetro do árbitro deverá ser parado em toda e qualquer intervenção do VAR, como por exemplo: em uma Checagem com Impacto ou em uma Revisão (ARA ou Factual). O gestual do árbitro central será o seguinte: levantar o braço e evidenciar que o cronômetro se encontra parado.

– Nos acréscimos, ao final de cada tempo de jogo, não haverá intervenção da cabine do VAR para qualquer manifestação de acréscimos.

– Quando o árbitro estiver na ARA (Área de Revisão), o VAR somente responderá ou liberará novas imagens quando for solicitado pelo árbitro central.

– Está proibido quaisquer diálogos ou debates que envolvam conceitos subjetivos da regra do jogo sobre eventos no campo de jogo.

Durante o processo de Revisão (ARA ou Factual), está terminantemente proibida a liberação da imagem no telão do estádio antes da decisão final tomada pelo árbitro central.

Linha de impedimento com 12 centímetros.

Fonte: Redação FogãoNET, GE, ESPN.com.br e Site da Ferj

Comentários