O Departamento de arbitragem da Ferj divulgou nesta sexta-feira a escala de árbitros e assistentes já com a inserção do VAR nos jogos envolvendo os quatro grandes na sexta rodada do Campeonato Carioca, que ocorre no próximo fim de semana.
Inicialmente, o VAR só seria utilizado em clássicos e nas fases finais do Estadual. Porém, após a péssima atuação do árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano em Bangu 2×2 Vasco, pela quarta rodada, a Ferj decidiu ampliar o uso da ferramenta.
O primeiro jogo com VAR na edição 2024 do Carioca será Botafogo x Nova Iguaçu, neste sábado (3/2), às 16h, no Bezerrão, no Gama (DF). Alexandre Vargas Tavares de Jesus será o árbitro de campo, com Paulo Renato Moreira da Silva Coelho como VAR principal (veja a escala abaixo).
Paulo Renato foi o árbitro foi o árbitro da polêmica semifinal de 2022 entre Botafogo e Fluminense, quando ele encerrou o jogo após a expulsão de Fred com o time alvinegro tendo uma falta para bater e jogar na área.
O clássico Vasco x Flamengo, que será no domingo, às 19h, no Maracanã, será apitado por Wagner do Nascimento Magalhães, definido após reunião da Ferj com os clubes. O VAR ficará a cargo de Rodrigo Nunes de Sá.
Confira a escala de arbitragem para Botafogo x Nova Iguaçu:
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistente 1: Hugo Filemon Soares Pinto
Assistente 2: Júlio César Souza Gaudêncio
4º árbitro: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
Técnico: Marcelo Silva Nascimento
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
AVAR 1: Philip Georg Bennett
AVAR 2: Silbert Faria Sisquim
Observador de VAR: João Batista de Arruda