A Ferj disponibilizou nesta sexta-feira (14/2) relatório da empresa “Good Game!” que aponta erro grave da arbitragem por não ter expulsado De La Cruz em virtude da cotovelada em Matheus Martins ainda no primeiro tempo do clássico Flamengo x Botafogo, disputado na última quarta pela 7ª rodada do Campeonato Carioca-2025.
A “Good Game!” apontou uma “Decisão Incorreta do Árbitro” como nível alto e explicou o lance:
“Contato (circulado em vermelho) com força de empurrão fora da jogada do cotovelo direito do jogador do Flamengo no maxilar do jogador do Botafogo. Cartão Vermelho Válido Não Aplicado (VRCNG, na sigla em inglês.” (veja acima, na foto em destaque)
A metodologia aplicada foi a REV-EVAL, que faz a “análise multifatorial do desempenho fisiológico, biomecânico e tático do jogador, combinado com todas as decisões de arbitragem“.
O lance aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0. O árbitro Bruno Mota Correia aplicou apenas cartão amarelo, e o VAR Paulo Renato Moreira da Silva Coelho não recomendou revisão no monitor. O Flamengo venceu o clássico por 1 a 0.
A “Good Game!” foi a empresa contratada por John Textor responsável pelo dossiê que apontou diversos erros de arbitragem e manipulação no Campeonato Brasileiro de 2023, conquistado pelo Palmeiras. A empresa é parceira da Ferj desde o ano passado na confecção de relatórios para analisar a atuação dos árbitros e assistentes.