A Ferj divulgou o vídeo [veja abaixo] com a revisão do VAR no lance da falta não marcada de Vitão em Matheus Martins na origem do primeiro gol do Flamengo sobre o Botafogo, no clássico realizado neste domingo pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
No vídeo, a Federação explica que o gol foi confirmado por “por considerar o contato não faltoso, alinhado com as diretrizes de aplicabilidade Ferj 2026, que respeita a decisão de campo quando o árbitro está próximo e com visão desobstruída da jogada.”
Na hora do lance, o árbitro Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ) explica por que não marcou infração, em meio a muitas reclamações no gramado.
– Nada! Escapou de você a bola, e aí depois o cara não consegue parar, né? Ele perdeu a bola e depois teve choque! Ele não estava com a bola, a bola passou debaixo da perna dele! Não foi, Alex. Posso falar com você? A bola passou por baixo da perna dele, e o que vem atrás é choque de jogo – diz Arleu.
Na cabine, o árbitro de vídeo Rodrigo Carvalhaes de Miranda conversa com seus auxiliares e não vê motivo para recomendar a revisão.
– A bola passa no meio das pernas. Há um contato com o braço, mas não tem nível de força ali. […] Arleu, o gol está confirmado, tá? Tem um jogador na posição, na frente do goleiro, mas não interfere e ele também está em posição legal, ok? – conclui Carvalhaes.