O Botafogo será o grande homenageado do Cinefoot, festival de cinema de futebol que terá sua 15ª edição realizada entre 9 e 16 de maio, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O clube terá um dia inteiro dedicado a suas conquistas, principalmente a Libertadores de 2024 e a Copa Conmebol de 1993.
A homenagem ao Botafogo será no dia 13 de maio, a partir das 17h, no Estação NET Rio (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo). A programação completa está em https://cinefoot.org/ . Os ingressos são gratuitos, mas com disponibilidade limitada. Já não há mais entrada disponíveis para os dois primeiros horários.
Haverá ainda a exibição dos documentários em outros locais e a possibilidade de transmissão online na “Prorrogação Cinefoot”, entre 17 e 25 de maio, no canal https://www.youtube.com/CINEFOOT .
Veja abaixo a programação do dia de homenagens ao Botafogo:
– Terça-feira, 13/05, 17h
SESSÃO HOMENAGEM – BOTAFOGO CAMPEÃO – 17h00
É TEMPO DE BOTAFOGO: GLÓRIA ETERNA
Dir. Thiago Salata (Doc, 13 min, Brasil, 2024)
Um ano glorioso para um povo que não cansou de esperar. Duas taças em uma semana e uma certeza: definitivamente, é tempo de Botafogo.
OLHA O QUE A TV NÃO TE MOSTROU NA FINAL DA LIBERTADORES 2024
Dir. Pedro Brienza (Doc, 11 min, Brasil, 2024)
O PELEJA esteve em Buenos Aires e acompanhou a maior invasão de torcedores brasileiros em solo argentino. Em um momento de tensão entre torcedores dos dois países e as forças de segurança pública, a final da Libertadores 2024 marcou a história da competição.
GLORIOSO ETERNO
Dir. Lucas Vilarinho e Victor Figueiredo (Doc, 18 min, Brasil, 2024)
Um grupo de torcedores botafoguenses partem para uma viagem a Buenos Aires em busca do maior título da sua história, a Libertadores da América.
TEMPO DE BOTAFOGO
Dir. Fernanda Lima (Doc, 10 min, Brasil, 2024)
Um ano glorioso para um povo que não cansou de esperar. Duas taças em uma semana e uma certeza: definitivamente, é tempo de Botafogo.
NOSSA GENTE
Dir. Yuri Sepulveda e Guilherme Ferreira Guimarães (Doc, 20 min, Brasil, 2025)
Era só mais um sábado de novembro, mas o dia 30/11/2024 vai ser pra sempre lembrado pelo botafoguense. O Botafogo alcançava a inédita Libertadores. O documentário “Nossa Gente” mergulha nas histórias de torcedores comuns cujas vidas se entrelaçam com o clube de maneiras únicas, revelando como um mesmo amor pela camisa gloriosa se manifesta em diferentes tons de paixão e esperança. Um retrato sensível sobre pertencimento, resiliência e a beleza contraditória de torcer para um time que, como a vida, nunca deixa de surpreender.
– Terça-feira, 13/05, 19h
SESSÃO BOTAFOGO TV
Sessão especial com conteúdos produzidos pela Botafogo TV.
– Terça-feira, 13/05, 21h
SR. FUTEBOL
Dir. Lucio Branco (Doc, 30 min, Brasil, 2025)
“Treino é treino, jogo é jogo”. “Quem corre é a bola”. Para, entre outras reflexões fundamentais, dar conta de aforismos dessa magnitude, Sr. Futebol recorre aos depoimentos dos craques Ademir da Guia, Afonsinho, Gerson e Nei Conceição, todos discípulos confessos do autor destes e mais tantos feitos – aquele que foi eleito o maior jogador da Copa do Mundo de 1958; mereceu o título internacional de Mr. Football; foi rebatizado por Nelson Rodrigues como “Príncipe Etíope”; e foi o inventor do chute de folha seca: Didi.
BOTAFOGO E SEUS HERÓIS IMPROVÁVEIS
Dir. Raphael Dias e Chico Vereza (Doc, 76 min, Brasil, 2024)
Em um cenário sem esperança, entre decepções e crise financeira, o Botafogo em 1993 temia sua extinção. Com um elenco desmantelado e sem recursos, o clube não tinha outra opção a não ser utilizar jovens talentos da base, muitos deles sem experiência em grandes competições. À frente dessa jornada épica está Carlos Alberto Torres, que assume o comando de um time sem rumo nem autoestima. E, mesmo fora de campo, ele se torna a figura central na busca pelo renascimento. Por meio de relatos de jogadores, dirigentes, torcedores e jornalistas, o filme revela como um grupo com coragem e união superou as adversidades e conquistou um título que se tornou símbolo do renascimento do clube.








