Fisiologista detalha trabalho do Botafogo na pré-temporada: ‘Dedicação dos atletas tem sido fator-chave’

Fisiologista do Botafogo desde o início do ano, Rodrigo Saar começou seus trabalhos no clube na pré-temporada para 2024. Em entrevista à Botafogo TV, ele detalhou os processos e como tem sido a preparação.

– Chego aqui no começo de janeiro para dar seguimento ao trabalho da fisiologia, que é parte integrada do Núcleo de Saúde e Performance. Fico feliz em poder colaborar com o núcleo, que tem pessoas competentes em todos os setores, ajuda a trabalhar a fisiologia. É uma pré-temporada com quantidade pequena de datas, do ponto de vista de calendário, foi escolhido dar seguimento ao contexto de pré-temporada em meio a jogos oficiais. Tem possibilitado dar carga elevada por mais dias no ano, pensando no médio e longo prazo, incluindo sessões de treino pós-jogo – explicou Rodrigo Saar, que comentou essas atividades.

– Normalmente após os jogos oficiais aproveitamos a estrutura do Nilton Santos para dar sessões de treino, da mesma forma que treinamos no Lonier, para manter o nível de carga elevada que vamos precisar ao longo dos próximos meses – acrescentou.

O trabalho é integrado com a comissão técnica e com os jogadores.

– Quando pensamos no trabalho da fisiologia, estamos pensando nos objetivos de médio e longo prazo, mas não podemos esquecer o momento atual e o curtíssimo prazo. Tem olhar atento para a frente e para o o agora, com monitoramento ao vivo das cargas de trabalho, de como o corpo do atleta reage ao esforço. O trânsito de informação para a comissão técnica com Edy (Carlos) e o professor Tiago (Nunes) tem sido facilitador do trabalho, visto que estão muito abertos à troca de informações com contexto, tentando evitar números secos, para gerar boas tomadas de decisão – declarou.

– A dedicação dos atleta tem sido fator-chave. Falamos de grupos, mas a fisiologia precisa ir além, tomar conta dos quase 30 uns que temos aqui, prestar atenção no indivíduo, porque vão responder de formas diferentes à carga. Felizmente a aceitação deles e a troca de informação tem sido facilitada, é um mérito grande do núcleo, que possibilita essa troca honesta de informações – completou.

Veja o vídeo da Botafogo TV acima.

Fonte: Redação FogãoNET e Botafogo TV

Comentários