Contra eles, o bicho é certo! Para variar com a arbitragem contra, o Botafogo fez um grande clássico, derrotou o Flamengo por 3 a 2 neste domingo (30), no Maracanã, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com nove pontos, sendo a única equipe com 100% de aproveitamento até aqui (veja a classificação no fim do texto).
A equipe de Luís Castro chegou à sétima vitória seguida na temporada e completou 12 partidas seguidas sem perder. Tiquinho Soares (duas vezes) e Danilo Barbosa marcaram os gols alvinegros, enquanto o zagueiro Léo Pereira dez os dois do Flamengo.
O jogo
O clássico começou com o Flamengo tomando a iniciativa. Aos cinco minutos, os rubro-negros quase abriram o placar, após passe de Wesley e desvio de Vidal, acertando a trave. Depois dos 20 minutos, no entanto, o Botafogo conseguiu ter mais a bola e equilibrou as ações.
Victor Sá deu finalização perigosa, aos 22 minutos. Cinco minutos depois, o camisa 7 alvinegro fez a jogada, invadiu a área e foi derrubado por Wesley. Pênalti, que Tiquinho Soares cobrou com extrema categoria, fazendo Botafogo 1 a 0.
Tiquinho quase fez o segundo pouco depois, após o Botafogo apertar a saída de bola com o goleiro Santos adiantado. O Flamengo tentou o empate, mas parou em Lucas Perri, que fez uma defesaça em cabeçada de Pedro. Nos acréscimos, o Fogão dobrou a vantagem: Eduardo bateu escanteio e Danilo Barbosa, livre, fez 2 a 0, de cabeça.
O Flamengo voltou do intervalo com Everton Ribeiro, e o meia criou duas ótimas oportunidades nos minutos iniciais para Gabriel Barbosa, mas Lucas Perri levou a melhor. A situação fico mais complicada para o Botafogo depois dos cinco minutos, quando Rafael foi expulso após levar o segundo amarelo de forma desnecessária.
Lucas Perri fez uma defesaça com oito minutos, em chute forte de Everton Cebolinha no alto. E, aos 13, não teve o que o goleiro alvinegro fazer: após cruzamento de Fabrício Bruno, Léo Pereira chegou livre no segundo pau e diminuiu o placar para 2 a 1.
O Botafogo aos poucos respirou e conseguiu boas estocadas no contra-ataque. Aos 23, Luis Henrique recebeu em profundidade e chutou, Santos defendeu, Marlon Freitas, duas vezes, e Tiquinho Soares finalizaram e a bola não entrou. Depois, aos 31, o Fogão marcou o terceiro: Tchê Tchê fez uma jogadaça na ponta direita e serviu Tiquinho Soares para fazer 3 a 1.
A situação alvinegra poderia ficar mais tranquila se a árbitra Edina Alves Batista não tivesse errado ao não expulsar Thiago Maia por um forte chute em Di Placido – nem vendo na VAR ela tomou a decisão certa. Aí o Flamengo foi para a pressão final. Lucas Perri salvou em finalização de Pedro, aos 39. No lance seguinte, Léo Pereira, de cabeça, após cobrança de escanteio, marcou 3 a 2.
A pressão rubro-negra continuou durante os mais de dez minutos de acréscimo, mas o Botafogo se segurou bem e conseguiu uma vitória espetacular, num clássico com muitas adversidades. FOGO!!!!
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo vira a chave agora e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (4), tem jogo contra o líder do grupo, a LDU, no Estádio Nilton Santos, às 21h. Depois, novamente no Niltão, o Fogão recebe o Atlético-MG, domingo que vem (7), às 18h30, pela quarta rodada do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 3 BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 30/4/2023 – 16h
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Renda e público: R$ 2.880.695,00 / 48.859 pagantes / 53.138 presentes
Cartões amarelos: Gabriel Barbosa, Vidal, David Luiz e Thiago Maia (FLA); Rafael, Tiquinho Soares e Victor Cuesta (BOT)
Cartões vermelhos: Rafael 5’/2ºT e Luís Castro 11’/2ºT (BOT)
Gols: Tiquinho Soares 29’/1ºT (0-1), Danilo Barbosa 49’/1ºT (0-2), Léo Pereira 13’/2ºT (1-2), Tiquinho Soares 25’/2ºT (1-3) e Léo Pereira 40’/2ºT (2-3)
FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho 14’/2ºT), Vidal (Matheus França 35’/2ºT), Thiago Maia (Victor Hugo 35’/2ºT), Ayrton Lucas (Everton Ribeiro – Intervalo) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique 27’/2ºT); Gabriel Barbosa e Pedro – Técnico: Jorge Sampaoli.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Philipe Sampaio 50’/2ºT) e Eduardo (Marlon Freitas 22’/2ºT); Júnior Santos (Di Placido 11’/2ºT), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique 22’/2ºT) – Técnico: Luís Castro.