Prejudicado pela arbitragem, que deixou de expulsar De La Cruz no primeiro tempo num lance claríssimo, o Botafogo mostrou evolução, fez um clássico equilibrado, mas acabou perdendo para o Flamengo por 1 a 0 nesta quarta-feira (12/2), no Maracanã, em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca.
Com os titulares de volta e ainda sob o comando interino de Carlos Leiria, o Glorioso apresentou um futebol melhor e mais competitivo, mesmo com seis desfalques. No entanto, o Fogão segue na sexta colocação, com 12 pontos, fora do G-4, a duas rodadas do fim do Estadual. Na semana que vem, o Botafogo já começa a decidir a Recopa Sul-Americana, contra o Racing.
O jogo
O clássico começou com o Flamengo em cima. Logo no primeiro minuto, após jogada pelo meio, Arrascaeta enfiou, Juninho finalizou livre e John saiu do gol de forma providencial e salvou. Os minutos seguintes foram de pressão rubro-negra, mas o Botafogo aos poucos foi equilibrando as ações.
Aos 32, o lance que acabou condicionando todo o restante do clássico. De La Cruz deu uma cotovelada e acertou em cheio Matheus Martins na altura do pescoço, mas o árbitro Bruno Mota Correia deu apenas cartão amarelo. Para piorar, o VAR nem chamou, e ficou por isso mesmo. Um erro inacreditável da arbitragem.
O Botafogo voltou melhor do intervalo, e o clássico ficou ainda mais movimentado. Mas quem aproveitou melhor foi o Flamengo, na bola parada. Aos nove minutos, Arrascaeta cobrou falta da intermediária, Danilo cabeceou e Léo Ortiz completou na pequena área livre de marcação: 1 a 0.
Carlos Leiria foi mexendo no time, refrescando o fôlego dos jogadores que ainda estão em começo de temporada, e o Botafogo foi tentando buscar o empate. E quase conseguiu aos 28: Rafael Lobato enfiou, Cuiabano cruzou da esquerda, Igor Jesus cabeceou e Varela salvou em cima da linha. Lance incrível!
A pressão alvinegra continuou no final. Aos 43 minutos, Rafael Lobato finalizou e Matheus Cunha espalmou. Mas o Botafogo não conseguiu o empate, resultado que seria suficiente para levá-lo de volta à zona de classificação às semifinais do Campeonato Carioca.
Após o apito final, uma confusão se formou no gramado, após um bate-boca entre Bruno Henrique e Alexander Barboza. O zagueiro alvinegro levou um soco de Cleiton na sequência, e os jogadores iniciaram uma pancadaria generalizada. Pelo menos três jogadores foram expulsos: Cleiton e Gerson, do Flamengo, e Barboza, do Botafogo.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo no próximo sábado (15/2) para visitar o Boavista, às 19h, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema, pela 10ª rodada do Carioca. Depois, o Glorioso inicia a disputa da Recopa Sul-Americana contra o Racing, dia 20, no El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 12/2/2025 – 21h30
Árbitro: Bruno Mora Correia (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Renda e público: R$ 1.750.632,50 / 30.876 pagantes / 33.465 presentes
Cartões amarelos: Luiz Araújo, De La Cruz, Allan e Bruno Henrique (FLA); Gregore, Marlon Freitas e Alexander Barboza (BOT)
Cartões vermelhos: Bruno Henrique 50’/2ºT e Cleiton 50’/2ºT (FLA); Alexander Barboza 50’/2ºT (BOT)
Gol: Léo Ortiz 9’/2ºT (1-0)
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley, Danilo, Léo Ortiz e Varela; Allan (Evertton Araújo 32’/2ºT), De La Cruz (Gerson 15’/2ºT) e Arrascaeta (Michael 32’/2ºT); Luiz Araújo, Juninho (Bruno Henrique 12’/1ºT) e Everton Cebolinha (Pulgar 15’/2ºT) – Técnico: Filipe Luís.
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte 25’/2ºT), Danilo Barbosa, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 25’/2ºT); Gregore (Patrick de Paula 28’/2ºT), Allan (Newton 28’/2ºT) e Marlon Freitas; Matheus Martins (Rafael Lobato 25’/2ºT), Igor Jesus e Savarino – Técnico: Carlos Leiria.