O Flamengo, infelizmente, se classificou para a final da Libertadores ao eliminar o Racing, nesta quarta-feira (29/10), no El Cilindro, na Argentina. A vaga do clube da Gávea aumenta a chance de G-7 no Campeonato Brasileiro.
Nesta quinta-feira, Palmeiras e LDU fazem a outra semifinal (no primeiro jogo, 0x3). Caso o clube alviverde avance, será confirmado um G-7 no Brasileirão. Caso a equipe equatoriana se classifique, essa vaga a mais para um brasileiro só virá se o Flamengo ganhar a Libertadores.
Há possibilidade ainda de aumento para G-8, por causa da Copa do Brasil. Cruzeiro x Corinthians e Fluminense x Vasco são as semifinais. Se o campeão estiver entre seis primeiros do Brasileirão (ou sete, dependendo da Libertadores), abre-se mais uma vaga via Brasileirão.
Na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG pode ser campeão, mas dificilmente influenciará nas vagas pelo Brasileirão, por não estar nas primeiras colocações – atualmente ocupa a 13ª posição na tabela.
Em busca de vaga na Libertadores, o Botafogo está na sétima colocação, após ser ultrapassado pelo Fluminense nesta quarta.