O Flamengo segue recorrendo à desinformação ao defender o fim dos gramados sintéticos no futebol brasileiro. Nesta segunda-feira (15/12), o clube divulgou um vídeo com informações falsas sobre o tipo de piso (veja abaixo).
No conteúdo, apresentado pelo perfil @FalsoNove2 e com a marca da Flamengo TV, o clube rubro-negro diz que não há gramados sintéticos na Liga dos Campeões e que eles são proibidos na LaLiga.
Marcus Carvalho, comentarista da CazéTV, rebateu as mentiras (veja abaixo). Como se sabe, há campos artificiais na Champions League – o Bodø/Glimt, por exemplo, já recebeu em seu estádio, que tem gramado sintético, clubes como Tottenham, Juventus e Monaco nesta temporada.
Outra informação equivocada divulgada pelo Flamengo é a proibição dos gramados sintéticos na LaLiga, na Espanha. Tal tipo de piso é permitido sim, mas os clubes espanhóis não o utilizam por opção.
Na semana passada, o Flamengo já havia recorrido à desinformação, ao divulgar uma nota “saudando a decisão da maioria dos clubes da Série A […] pela suspensão imediata da homologação de novos gramados sintéticos”, o que não aconteceu. A CBF informou que não houve nenhuma deliberação sobre o tema.
Gente, é o que eu falo sobre o nível do debate:
— Marcus Carvalho (@marcuscsete) December 16, 2025
De todos os argumentos bons e válidos contra o gramado sintético, o vídeo menciona vários argumentos falsos/parcialmente verdadeiros.
Tem jogo em grama sintética na Champions sim, La Liga permite SIM o gramado sintético (apesar de… https://t.co/PO4BNCqeCP
As principais ligas do mundo não possuem gramado de plástico. O @FalsoNove2 explica e convida para assistir todo esse papo na FlamengoTV, no Youtube! pic.twitter.com/fNSMwwQ3B9
— FL4MEN9O (@Flamengo) December 15, 2025