O líder do Campeonato Brasileiro está de volta! Sem as invencionices de Bruno Lage e avassalador no primeiro tempo, o Botafogo derrotou o Fluminense por 2 a 0 neste domingo, no Maracanã, e voltou a vencer após quatro rodadas. De quebra, o Glorioso ampliou muito a distância para Palmeiras e Grêmio, que tropeçaram neste domingo (veja a classificação no fim do texto).
Foi o primeiro jogo sob o comando de Lucio Flavio e Joel Carli, e o Glorioso mostrou o futebol que o levou à uma campanha histórica no primeiro turno, com ataques diretos, muita velocidade e um sistema defensivo forte e eficiente. A vitória, por sinal, tirou a invencibilidade do Fluminense como mandante no Brasileiro.
O jogo
Com menos de um minuto de jogo, o Botafogo já deu sinais de que estava de volta. Aos 40 segundos, Júnior Santos cruzou da direita, Eduardo cabeceou forte e Fábio salvou. Depois, o Glorioso teve outras duas boas chegadas, primeiro com Victor Sá e depois com Marlon Freitas, após pressão na saída de bola do Fluminense.
O gol estava amadurecendo, e saiu aos 19 minutos: Tchê Tchê enfiou de trás, Júnior Santos saiu livre, driblou Fábio e tocou para o gol vazio, fazendo 1 a 0. Três minutos depois, em outra boa saída, Eduardo deu um toque genial, Júnior Santos avançou e deu a enfiada para Tiquinho Soares dar um lindo toque por cobertura: 2 a 0.
Com a ótima vantagem no placar, o Botafogo recuou e procurou valorizar mais a posse de bola. O Fluminense, por sua vez, conseguiu melhorar um pouco e teve duas finalizações perigosas: Keno, aos 39, chutou rente à trave, e John Kennedy, nos acréscimos, acertou a trave, após a bola desviar em Adryelson e Lucas Perri.
No segundo tempo, o Botafogo continuou se defendendo bem e armado para contra-atacar. Numa dessas boas estocadas, aos 14 minutos, Tchê Tchê enfiou, Marlon Freitas saiu em velocidade e acertou a trave. Depois, aos 32, Gabriel Pires deu o passe, Luis Henrique saiu livre e Fábio evitou o gol.
O Fogão seguiu bem postado, manteve a vantagem e deu mais um passo gigantesco para o tricampeonato brasileiro.
Próximos jogos do Botafogo
O Campeonato Brasileiro para para a data Fifa, e o Botafogo só volta a campo no dia 18 para enfrentar o América-MG, às 20h, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Depois, o Glorioso recebe o Athletico-PR, dia 21, às 21h, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 2 BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 8/10/2023 – 16h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Maíra Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Renda e público: R$ 2.411.265,50 / 41.140 pagantes / 45.193 presentes
Cartões amarelos: Keno, John Kennedy e Fernando Diniz (FLU); Tchê Tchê e Marlon Freitas (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Júnior Santos 19’/1ºT (0-1) e Tiquinho Soares 21’/1ºT (0-2)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Yony González 28’/2ºT), Nino, Marlon (Alexsander 28’/1ºT) e Marcelo (Leo Fernández 28’/2ºT); André, Ganso (Lima – Intervalo) e Jhon Arias; John Kennedy, Cano e Keno (Diogo Barbosa 19’/2ºT) – Técnico: Fernando Diniz.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa 40’/2ºT), Tchê Tchê (Gabriel Pires 15’/2ºT) e Eduardo; Júnior Santos (Luis Henrique 28’/2ºT), Tiquinho Soares (Hugo 40’/2ºT) e Victor Sá (Carlos Alberto 28’/2ºT) – Técnico: Lucio Flavio.