BOTAFOGO MARCA NOS ACRÉSCIMOS, MANTÉM LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO E JOGA FLUMINENSE PARA ZONA DE REBAIXAMENTO

BOTAFOGO MARCA NOS ACRÉSCIMOS, MANTÉM LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO E JOGA FLUMINENSE PARA ZONA DE REBAIXAMENTO
Vítor Silva/Botafogo

Com gol de Luiz Henrique nos acréscimos, após uma contribuição do pavoroso Felipe Melo, o Botafogo derrotou o Fluminense por 1 a 0 neste sábado (21/9), no Maracanã, manteve a liderança do Campeonato Brasileiro-2024 – agora com 56 pontos – e jogou o rival para a zona de rebaixamento. Uma noite de felicidade completa, com a sexta vitória seguida sobre o time que até hoje deve a Série B.

Com a vitória no clássico, o Botafogo abriu seis pontos de vantagem para o Palmeiras, que enfrenta o Vasco neste domingo em Brasília. E o Glorioso vai com o moral renovado para o jogo de volta das quartas de final da Libertadores no Morumbis, quarta-feira, diante do São Paulo.

O jogo

Com seis mudanças na escalação, o Botafogo não mudou seu estilo de jogo e começou impondo um forte ritmo. Logo com dois minutos, Matheus Martins tabelou com Tiquinho Soares e chutou para defesa de Fábio. Depois, aos nove, Tchê Tchê fez linda jogada pelo meio e enfiou para Matheus Martins, que avançou e finalizou para Fábio defender, quando poderia tocar para Tiquinho, livre no meio.

O Botafogo seguiu dominante, com mais posse de bola, mas aos poucos o Fluminense foi equilibrando as ações e passou a ter mais controle a partir dos 25. E colocou John para trabalhar. Aos 29 minutos, Lima finalizou em curva e o goleiro alvinegro espalmou. Cinco minutos depois, Arias levou para o meio, chutou da entrada da área e John se esticou no cantinho, evitando o gol.

No segundo tempo, o Botafogo voltou a conseguir ter mais a iniciativa, e quase abriu o placar. Aos dois minutos, Barboza espanou, Luiz Henrique ganhou de Manoel na velocidade, saiu em direção ao gol e tentou o chute de cavada, mas Fábio saiu e conseguiu salvar. Depois, aos dez, Mateo Ponte lançou, Matheus Martins fez o corta-luz, Tiquinho chutou, a bola desviou em Antônio Carlos e Manoel, e Fábio conseguiu voltar e defender no cantinho direito.

Quatro minutos depois, o Fluminense foi quem chegou com perigo. Serna foi lançado na esquerda, rolou para trás e Cano, mesmo marcado por Barboza, finalizou para defesa para John. Depois disso, os times foram fazendo mudanças, o clássico ficou um pouco mais aberto, mas o Botafogo continuou mais perto do gol.

Igor Jesus, uma das peças que Artur Jorge colocou em campo depois, novamente obrigou Fábio para trabalhar. A partida ficou paralisada no fim do segundo tempo por conta de um atendimento médico a Nonato, do Fluminense. Deu uma esfriada… Mas, aos 50, saiu o gol alvinegro. Felipe Melo deu o doce, Gregore roubou e só rolou para Luiz Henrique, sozinho, decretar a vitória alvinegra por 1 a 0.

Próximos jogos do Botafogo

O Botafogo volta a jogar na próxima quarta-feira (25/9) decidindo uma vaga na semifinal da Libertadores, contra o São Paulo, às 21h30, no Morumbis – no primeiro jogo, 0 a 0. Depois, o Glorioso viaja para encarar o Grêmio, sábado que vem (28/9), às 21h, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Maracanã
Data-Hora: 21/9/2024 – 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Renda e público: R$ 1.339.144,50 / 26.819 pagantes / 29.710 presentes
Cartões amarelos: Felipe Melo (FLU); Tchê Tchê (BOT)
Cartões vermelhos:
Gols: Luiz Henrique 49’/2ºT (0-1)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Antônio Carlos e Marcelo (Fuentes 31’/2ºT); Bernal, Martinelli (Nonato 23’/2ºT, depois Felipe Melo 46’/2ºT) e Lima (Kauã Elias 19’/2ºT); Jhon Arias, Cano (Ganso 19’/2ºT) e Kevin Serna (Keno 31’/2ºT) – Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO: John; Mateo Ponte (Allan 23’/2ºT), Adryelson (Bastos 29’/2ºT), Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles 48’/2ºT); Gregore, Tchê Tchê e Savarino (Thiago Almada 14’/2ºT); Luiz Henrique, Tiquinho Soares (Igor Jesus 29’/2ºT) e Matheus Martins (Carlos Alberto 23’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.

VÍDEO | Gol e melhores momentos:

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro:

Classificação fornecida por Sofascore

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários