Com um futebol pobre e lento, a despeito dos dez desfalques, o Botafogo perdeu para o Fluminense por 2 a 0 neste domingo (28/9), no Maracanã, e desperdiçou mais uma chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro. O Glorioso segue na quinta posição, com 40 pontos, atrás do Mirassol, que tem 42 e um jogo a menos.
O resultado interrompe uma sequência de oito vitória seguidas sobre o Fluminense, que estava em crise e com um técnico estreante com apenas duas sessões de treino com os jogadores. O Glorioso parece que perdeu aquela mentalidade vencedora… E quarta-feira já tem duelo decisivo com o Bahia, que também tem 40 pontos, no Nilton Santos.
O jogo
O clássico começou bastante estudado e num ritmo um tanto lento, mas as melhores chances começaram nos pés do Botafogo. Aos 15 minutos, Newton pegou uma sobra e chutou de longe, acertando o travessão do goleiro Fábio, que só olhou. O Glorioso tinha mais a posse de bola e o Fluminense praticamente apenas marcava, mesmo jogando em casa.
Aos 31 minutos, outra ótima oportunidade para o Fogão. Gabriel Bahia lançou de longe, Chris Ramos fez a casquinha, Vitinho invadiu a área e chutou em cima de Fábio, quando poderia cavar. Faltou qualidade ali. Aí, numa jogada meio aos trancos e barrancos puxada por Acosta, o Fluminense fez 1 a 0, com Germán Cano cabeceando sozinho quase dentro da pequena área, com Léo Linck apenas olhando.
Atrás no placar, o Botafogo teve outra grande chance para marcar e empatar o clássico, aos 37 minutos. Cuiabano inverteu a jogada pelo lado esquerdo, Vitinho chegou rolando para trás e Savarino, de frente para o gol, ia marcando, mas o chute foi bloqueado de forma providencial por Freytes. Outra bola de gol que não terminou como deveria. E o Alvinegro foi para o intervalo perdendo.
No começo do segundo tempo, o Fluminense quase fez o segundo gol, num chute de fora da área de Serna que Léo Linck fez grande defesa, de mão trocada. O clássico seguiu num irritante banho-maria, e o técnico Davide Ancelotti só foi mexer no time aos 18 minutos, colocando em campo Artur, Matheus Martins e Arthur Cabral.
Só que o Botafogo seguia sem conseguir produzir, ainda pior do que no primeiro tempo, num ritmo muito lento. Com 36, Mateo Ponte e Kadir foram outras mudanças no time. Mas nada de efeito. E, no contra-ataque, Lima recebeu de Martinelli, passou por Marlon Freitas e fechou a conta para o Fluminense em 2 a 0, aos 43 minutos.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo agora se prepara para um confronto direto contra o Bahia, quarta-feira (1/10), às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Depois, o Glorioso viaja para o sul do país para encarar o Internacional, no próximo sábado (4/10), às 18h30, no Beira-Rio.
VÍDEO | Gols e melhores momentos:
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 28/9/2025 – 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Renda e público: R$ 942.703,50 / 15.781 pagantes / 18.252 presentes
Cartões amarelos: Lucho Acosta e Ignácio (FLU); Santi Rodríguez e Matheus Martins (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Cano 32’/1ºT (1-0) e Lima 43’/2ºT (2-0)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Guga 26’/2ºT), Thiago Silva (Ignácio 41’/2ºT), Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Lucho Acosta (Lima 33’/2ºT); Serna, Cano (Everaldo 26’/2ºT) e Canobbio (Soteldo 33’/2ºT) – Técnico: Luis Zubeldía.
BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho (Mateo Ponte 36’/2ºT), Gabriel Bahia, David Ricardo e Marçal (Matheus Martins 18’/2ºT); Newton, Marlon Freitas e Savarino (Artur 18’/2ºT); Santi Rodríguez (Kadir 36’/2ºT), Chris Ramos (Arthur Cabral 18’/2ºT) e Cuiabano – Técnico: Davide Ancelotti.