O Botafogo enfim retorna ao Maracanã e encara o Fluminense neste domingo (23), às 16h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso aposta na excelente campanha como visitante (a segunda melhor da Série A) para bater o rival e continuar firme na briga por uma vaga na Libertadores.
As derrotas de Santos e América-MG para Corinthians e Flamengo, respectivamente, neste sábado, ajudaram o Botafogo na luta para chegar ao G-8. O Glorioso pode terminar a rodada nesta faixa da tabela, caso supere o Fluminense e Fortaleza e São Paulo não vençam seus compromissos contra Atlético-MG e Juventude.
No entanto, o técnico Luís Castro mais uma vez terá problemas para escalar o Botafogo. Tchê Tchê está suspenso, e Danilo Barbosa e Lucas Fernandes estão fora por questões físicas. Desta forma, Patrick de Paula e Gabriel Pires devem entrar na equipe. Por outro lado, o zagueiro Cuesta está de volta, bem como Rafael – que deve ficar no banco.
Desfalques do Botafogo
Além dos volantes Breno e Kayque, que se recuperam de cirurgia, estão fora por questões físicas o lateral Saravia, o volante Danilo Barbosa, o meia Lucas Fernandes e o atacante Gustavo Sauer. O volante Tchê Tchê cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Joel Carli e o atacante Matheus Nascimento não foram relacionados.
Pendurados do Botafogo
Estão pendurados com dois cartões amarelos o lateral-direito Daniel Borges, os zagueiros Victor Cuesta, Kanu e Philipe Sampaio, o meia Lucas Piazon e o atacante Victor Sá, além do técnico Luís Castro e do auxiliar Vítor Severino. Caso alguém desta lista receba cartão neste domingo, não poderá participar do jogo contra o Red Bull Bragantino, quarta, no Nilton Santos.
O adversário – Fluminense
Depois de três derrotas seguidas, o Fluminense se recuperou na rodada passada com uma vitória fora de casa sobre o Avaí. Para o clássico deste domingo, o técnico Fernando Diniz terá a volta do zagueiro Nino, recuperado de um problema muscular na coxa. Calegari, improvisado na lateral esquerda, e Yago devem ser mantidos no time.
Ingressos
A torcida do Botafogo esgotou a carga de 4.600 ingressos para o setor visitante (Norte, acesso pelo Portão E) em menos de quatro horas. Até este sábado, a parcial era de cerca de 29 mil bilhetes comercializados. Quem comprou ingresso pela internet precisa trocar pelo bilhete físico, podendo fazê-lo nas bilheterias do Maracanã a partir das 10h.
Onde assistir a Fluminense x Botafogo
O Clássico Vovô terá transmissão da TV Globo para o Rio de Janeiro e parte da rede, com narração de Luis Roberto, comentários de Júnior e Roger Flores e Paulo César Oliveira na Central do Apito. Pelo sistema pay-per-view, o Premiere exibe o clássico para todo o Brasil.
Arbitragem
A CBF designou um trio de arbitragem da Federação Catarinense para o clássico. Ramon Abatti Abel apita o jogo, auxiliado por Eder Alexandre e Gizeli Casaril. O VAR será operado por Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP), com auxílio de Fabricio Porfírio de Moura (SP).
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 23/10/2022 – 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Eder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)
Ingressos: futebolcard.com
Onde assistir: Globo e Premiere
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Calegari; André, Martinelli, Yago e Ganso; Arias e Cano – Técnico: Fernando Diniz.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Patrick de Paula, Gabriel Pires e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá (Jeffinho) – Técnico: Luís Castro.