O Botafogo enfrenta o Fluminense nesta quinta-feira (12/2), às 19h30, no Maracanã, valendo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. É o terceiro clássico que o Glorioso terá em um intervalo de apenas duas semanas, e a primeira vez do técnico Martín Anselmi comandando o time alvinegro no maior estádio do Rio.
Anselmi tentará por fim a uma sequência de três derrotas seguidas na temporada 2026, para o próprio Fluminense e para o Vasco, pelo Campeonato Carioca, e para o Grêmio, em Porto Alegre. O Glorioso tem três pontos no Brasileirão até aqui após dois jogos – estreou goleando o Cruzeiro por 4 a 0.
Depois de sair do transfer ban na última sexta-feira, o Botafogo poderá enfim contar com os reforços contratados. Ythallo deve começar jogando, já que Mateo Ponte e Bastos estão fora, enquanto Lucas Villalba pode aparecer no ataque no lugar de Santi Rodríguez, que sofreu uma lesão no joelho direito contra o Grêmio.
✖️ Desfalques do Botafogo
- Kaio Pantaleão (lesão multiligamentar no joelho esquerdo)
- Bastos (problema físico)
- Mateo Ponte (problema físico)
- Marçal (estiramento no joelho direito)
- Jhoan Hernández (não regularizado)
- Santi Rodríguez (joelho direito)
- Joaquín Correa (transição)
- Chris Ramos (lesão)
🟨 Pendurados
O volante Allan e o técnico Martín Anselmi já estão pendurados. Se eles receberem cartão amarelo nesta quinta, não poderão participar da próxima partida do Botafogo no Campeonato Brasileiro, que pode ser apenas no dia 14 de março, contra o Flamengo, no Nilton Santos, caso o Glorioso passe pelo Nacional Potosí pela Libertadores – o jogo contra o Vitória, dia 25, foi adiado e o duelo contra o Athletico-PR, dia 11 de março, também pode ser devido à competição da Conmebol.
🔍 O adversário
O Fluminense vem de 14 vitórias seguidas no Maracanã sob o comando do técnico Luis Zubeldía. Para o clássico desta quinta-feira, o treinador deve formar o meio-campo com Bernal e Lucho Acosta ao lado de Martinelli, com Savarino correndo por fora. Germán Cano, que se recupera de cirurgia no joelho, segue sendo desfalque.
🎟️ Ingressos
Os sócios torcedores do Botafogo esgotaram a carga de ingressos do setor visitante do Maracanã em poucas horas, no primeiro dia de vendas. Os alvinegros ocuparão um espaço no setor Norte.
📺 Onde assistir
O clássico terá transmissão para todo o Brasil pela Record, com narração de Cléber Machado e comentários de Dodô e Maurício Noriega; pelo Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Ledio Carmona e Paulo Nunes; e pela Cazé TV no YouTube.
📋 Arbitragem
- Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
- Assistente 1: Maira Mastella Moreira (Fifa/RS)
- Assistente 2: Michael Stanislau (RS)
- 4º árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Inspetor: Luiz Carlos Camara Bezerra (RN)
- Assessor: José Henrique de Carvalho (SP)
- VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
- AVAR: Eder Alexandre (SC)
- AVAR 2: Douglas Marques das Flores (SP)
- Observador de VAR: Marcelo Carvalho Van Gasse (MG)
- Quality manager: Bernardo Campos Martins (RJ)
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Estádio: Maracanã
Data-Hora: 12/2/2026 – 19h30
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Maira Mastella Moreira (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS)
Ingressos: futebolcard.com
Onde assistir: Record, Premiere e Cazé TV
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Jemmes, Freytes e Renê; Bernal, Martinelli e Lucho Acosta; Serna (Savarino), John Kennedy e Canobbio – Técnico: Luis Zubeldía.
BOTAFOGO: Neto; Ythallo, Newton e Alexander Barboza; Vitinho, Allan, Danilo e Alex Telles; Artur (Lucas Villalba), Arthur Cabral e Álvaro Montoro – Técnico: Martín Anselmi.