Mudança de chave e a primeira de cinco decisões. É assim que o Botafogo encara o duelo desta quinta-feira (23/11) diante do Fortaleza, às 19h, na Arena Castelão, em jogo atrasado da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro-2023. Com 60 pontos, o Glorioso terá a estreia do técnico Tiago Nunes e, se vencer, ultrapassará o Palmeiras e retomará a liderança com todo mundo tendo o mesmo número de jogos.
Contratado para substituir Lucio Flavio, demitido do clube, Tiago Nunes teve uma semana de treinos à frente do elenco. Para tentar fazer o time voltar a vencer após seis rodadas e retomar a confiança, o novo treinador não deve fazer grandes mudanças no time alvinegro. A única dúvida estaria no setor de contenção do meio-campo: Marlon Freitas ou Danilo Barbosa.
O goleiro Lucas Perri, que estava com a Seleção Brasileira na rodada das Eliminatórias, viajou e será titular. O Glorioso também poderá contar com os centroavantes Tiquinho Soares, que se recuperou de uma entorse no tornozelo, e Diego Costa, que teve seu caso retirado de pauta pelo STJD – o julgamento seria nesta quarta-feira em virtude de declarações dadas após a derrota para o Atlético-MG na Arena MRV.
A partida só acontece nesta quinta por uma decisão da CBF. Ela inicialmente estava marcada para 24 de outubro, na semana em que o Fortaleza decidiria a Copa Sul-Americana (e perderia para a LDU nos pênaltis), mas foi adiada em virtude da suspensão do jogo do Botafogo contra o Athletico-PR por problemas de iluminação, que foi concluído dia 22. O Glorioso tentou a manutenção do confronto no Ceará para o dia 24 no STJD, mas não conseguiu.
Desfalques do Botafogo
Patrick de Paula (lesões ligamentares no joelho esquerdo) e Rafael (lesão no tendão patelar do joelho esquerdo) estão entregues ao DM. Não há ninguém suspenso.
Pendurados do Botafogo
Di Placido, Adryelson, Philipe Sampaio, Marçal, Hugo, Danilo Barbosa, Eduardo, Segovinha e Janderson são os jogadores do Botafogo pendurados com dois cartões amarelos. Caso alguém desta lista receba amarelo nesta quinta, não poderá enfrentar o Santos, domingo, no Estádio Nilton Santos.
O adversário – Fortaleza
Com seis derrotas e um empate nos últimos sete jogos no Brasileirão, o Fortaleza vive uma crise inédita sob o comando de Juan Pablo Vojvoda e ainda corre risco de rebaixamento. Para o jogo desta quinta, o Leão do Pici não poderá contar com Zanocelo e Hércules, lesionados, enquanto Tobias Figueiredo e Escobar são dúvidas.
Ingressos
Em crise, o Fortaleza colocou ingressos à venda para sua torcida a partir de R$ 10. Para a torcida do Botafogo, os ingressos estão sendo vendidos a R$ 150 (a meia-entrada está esgotada), em leaotickets.com.br.
Onde assistir a Fortaleza x Botafogo
A partida terá transmissão apenas no Premiere, pelo sistema pay-per-view, com narração de Renata Silveira (ainda bem) e comentários de Paulo Cesar Vasconcellos e Roger Flores. Para fora do país, a opção é o Brasileirão Play.
Arbitragem
A CBF escalou um trio de Santa Catarina para apitar a partida. O árbitro será Ramon Abatti Abel (Fifa), auxiliado por Kleber Lucio Gil e Thiaggo Americano Labes. O VAR terá o comando de Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR), com Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Paulo Roberto Alves Junior (PR) como assistentes.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X BOTAFOGO
Estádio: Arena Castelão
Data-Hora: 23/11/2023 – 19h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Ingressos: leaotickets.com.br
Onde assistir: Premiere
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Calebe; Marinho, Lucero e Machuca (Guilherme) – Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá – Técnico: Tiago Nunes.