Do Rio de Janeiro, vem um dos times que mais ganham força no futebol feminino atualmente: o Botafogo. Vice-campeão do Feminino A-2 na última temporada, o Alvinegro sonha com voos ainda maiores em seu retorno à elite do Brasileirão.
E se o torcedor do Glorioso já podia esperar boas coisas desse time, o Campeonato Carioca veio para reforçar essa expectativa. Com grandes vitórias em clássicos contra Fluminense e Vasco na reta final, o Botafogo conquistou o Estadual em 2021 e se consolidou entre os melhores times do Rio de Janeiro.
Neste Feminino A-1, o Alvinegro deseja repetir o sucesso de times como Palmeiras e São Paulo, que, em 2020, conseguiram fazer grandes campanhas logo no primeiro ano após conquistar o acesso à elite. Os dois chegaram até as semifinais do Brasileirão na temporada passada.
Botafogo de Futebol e Regatas
Estádio: Nilton Santos
Capitã: Rubi
Técnico: Gláucio Carvalho
Feminino A-2 2020: vice-campeão
Melhor campanha: 4º lugar (2014)
A estreia
Domingo, 18 de abril
15h – Botafogo x Bahia – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: site da CBF/MyCujoo
O comandante
O técnico Gláucio Carvalho já é uma das figuras mais queridas pela torcida do Botafogo. Conhecido pelo ótimo trabalho à frente da equipe e por seus discursos inflamados no vestiário, o treinador comandou o time em seu retorno à elite e na conquista do Campeonato Carioca de 2021. Após o título estadual, o professor disse: “Conseguimos o acesso, estivemos em duas finais e fomos brindados com o título. Agora vamos descansar um pouco e almejar coisas maiores para o Botafogo. Esse é o nosso objetivo”.
A craque
Camisa 10 do Botafogo, a meio-campista Vivian Cardoso carrega a responsabilidade de conduzir o Fogão em seu retorno ao Brasileiro Feminino A-1. Principal nome da campanha que garantiu o acesso, a meia vive um momento iluminado na carreira. No Campeonato Estadual, foi mais uma vez decisiva, marcando um golaço de falta que garantiu o título do Carioca contra o Fluminense.
Olho nela
Fria e oportunista. Brenda Woch é uma grande esperança de gols da torcida alvinegra no Brasileiro Feminino A-1. Durante o Estadual, ela até esmo chegou a vestir a icônica camisa de número 7 do Botafogo, representando um pouco da importância que ela pode ter para esse time. Aos 22 anos e com passagens pelas Seleções Brasileiras de base, Brenda pode despontar com a camisa do Alvinegro ao longo do Feminino A-1.
Tabela do Botafogo
1ª rodada
Botafogo x Bahia
2ª rodada
Real Brasília x Botafogo
3ª rodada
Corinthians x Botafogo
4ª rodada
Botafogo x Palmeiras
5ª rodada
Botafogo x Napoli
6ª rodada
Cruzeiro x Botafogo
7ª rodada
São Paulo x Botafogo
8ª rodada
Botafogo x Minas Brasília
9ª rodada
Avaí/Kindermann x Botafogo
10ª rodada
Botafogo x Internacional
11ª rodada
Ferroviária x Botafogo
12ª rodada
Botafogo x São José
13ª rodada
Flamengo x Botafogo
14ª rodada
Botafogo x Santos
15ª rodada
Grêmio x Botafogo