A Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG) do futebol francês marcou para o dia 24 de junho, em Paris, o julgamento que envolve o Lyon, clube da holding de John Textor.
Com isso, o empresário norte-americano terá pouco mais de um mês para convencer a entidade de que o clube tem garantias financeiras para cumprir suas obrigações e não ser punido.
Até o momento, o Lyon está rebaixado para a segunda divisão francesa. De acordo com a imprensa local citada pelo “O Globo”, o rebaixamento como punição não é de interesse da DNCG, mas o órgão pode penalizar o clube com proibição de contratações e controle salarial.
As garantias que Textor irá apresentar devem vir da venda de jogadores na janela do Super Mundial de Clubes, além da entrada na Bolsa de Nova York e da venda das ações que possui no Crystal Palace, algo considerado ainda incerto.
– Pudemos manter uma comunicação ativa com os membros da DNCG, apresentando os detalhes do nosso plano de negócios bem antes da data marcada para a audiência. Apreciamos o diálogo e estamos plenamente cientes das expectativas da DNCG com a aproximação do encontro. Estamos ansiosos por uma temporada 2025-2026 de sucesso – disse Textor ao jornal francês “L’Équipe”.
O Lyon terminou o Campeonato Francês na sexta colocação, com 57 pontos, garantindo vaga na Conference League da temporada 2025/2026. Caso o PSG conquiste a Copa da França em cima do Reims, o clube de John Textor se classifica para a Liga Europa.