O volante Gabriel Pires, do Botafogo, será julgado na próxima segunda-feira (2/10) pela 1ª Comissão Disciplinar do STJD em virtude da expulsão no clássico contra o Flamengo, no início de setembro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro-2023. A sessão começa às 13h.
Gabriel Pires foi denunciado no artigo 258 § 2º inciso II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que se refere à conduta contrária à disciplina e desrespeito aos membros da equipe de arbitragem, com pena prevista de um a seis jogos.
Na ocasião, Gabriel Pires foi expulso após o fim da partida por reclamação. Na súmula do jogo, o árbitro Raphael Claus (Fifa/SP) relatou que o jogador se dirigiu a ele de “forma desrespeitosa e ofensiva”, proferindo as seguintes palavras: “Vocês não são nada, vocês são muito marrentos”.
Caso seja punido em mais de um jogo, Gabriel Pires poderá desfalcar o Botafogo a partir do clássico contra o Fluminense, dia 8/10, no Maracanã. Para a partida contra o Goiás, no Estádio Nilton Santos, que acontece na próxima segunda-feira, mesmo dia do julgamento, o volante terá condições normais de atuar.