Gaciba concorda com amarelo para Jean Lucas em Bahia x Botafogo e recorda expulsão de Gregore: ‘Erro no passado não significa que temos que repeti-lo no futuro’

Leonardo Gaciba, da ESPN
Reprodução/ESPN

O comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba concordou com a aplicação de cartão amarelo para Jean Lucas por deixar o braço no rosto de Marlon Freitas no empate sem gols entre Bahia e Botafogo neste domingo (25/8), pelo Brasileirão-2024. Ele lembrou que o erro aconteceu no jogo da Copa do Brasil, quando Gregore foi expulso de forma injusta, também na Arena Fonte Nova, por atingir de raspão Santiago Árias.

Comparemos os lances. Tem a questão do movimento para trás, jogando, o impacto acho que foi até menor e foi dado vermelho para o Gregore. Aquele não era um lance para vermelho, e esse lance também não é. A torcida do Botafogo está reclamando: “Por que o meu foi expulso?”. Gente, o fato de ter um erro no passado não significa que temos que repeti-lo no futuro – afirmou Gaciba no “Sportscenter“, da ESPN.

É uma situação de tiro livre direto, cartão amarelo, e está correto. O segundo erro maior que aconteceu foi a Comissão de Arbitragem ter dito que aquela decisão foi correta pelo vermelho, porque você passa a mensagem de que tudo que é mão que for jogada para trás e atingir o rosto do adversário vai todo mundo para a rua. E está errado, não é assim, não é isso que está escrito na regra. A decisão correta é a de hoje, essa é que tem que ser usada como referência – completou.

É a diferença do jogador não levar em conta o risco e o quanto ele coloca em risco a integridade do adversário. Mas esse é mais vermelho, é mais laranja do que aquele lance do Gregore. Esse é o grande problema, a falta de critério, e é isso que nas reuniões semanais a Comissão de Arbitragem vai ter que explicar para os clubes – observou.

Em relação à falta do goleiro Marcos Felipe em Igor Jesus, Gaciba também concordou com o cartão amarelo aplicado pelo árbitro Ramon Abatti Abel.

Nesse lance o pessoal queria vermelho por uma situação clara e manifesta de gol, mas é questão de entender o futebol e o movimento como um todo. Sempre falamos dos 4 Ds: domínio ou futuro domínio, direção, e aí já foi embora, o jogador não está preparando o chute para a meta, está tirando, então taticamente cai essa questão. Não configura os 4 Ds, por isso o amarelo é o correto – explicou.

Fonte: Redação FogãoNET e ESPN

Comentários