Gaciba vê erro de Braulio, não concorda com expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras e critica falta de critério na arbitragem brasileira

Gaciba vê erro de Braulio, não concorda com expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras e critica falta de critério na arbitragem brasileira
Reprodução/ESPN

Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem da ESPN, criticou a atuação de Braulio da Silva Machado no lance da expulsão do zagueiro Adryelson na derrota do Botafogo por 4 a 3 para o Palmeiras nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos.

O ex-árbitro opinou que o lance era passível apenas de cartão amarelo, mostrou incredulidade com a não aplicação do cartão no campo e disse que tal erro motivou a interferência do VAR, considerada exagerada.

– O que acho pior disso tudo é a não apresentação do cartão amarelo no campo de jogo. Isso que realmente causa uma grande confusão, porque é impossível que essa falta não seja considerada o ataque promissor. Isso acaba influenciando para o Traci chamar para uma interpretação na beira do campo, já que o Traci considerava uma chance clara e manifesta de gol – analisou Gaciba, durante o programa “F360”.

– Essa situação clara e manifesta foi criada para quando o jogador fizesse uma falta trocando um gol ou uma oportunidade claríssima por um tiro livre. Uma das instruções que os árbitros recebem é ter 100% de certeza de que esse jogador teria uma chance clara e manifesta. Sem dúvida em nenhum dos Ds: distância, número de defensores, direção da meta e domínio da bola. Na minha opinião, era lance para cartão amarelo. Eu não vejo esse 100%, ele deixa algumas dúvidas. A principal é esse ataque do jogador do Botafogo primeiro na bola, ele chuta e a bola rebota no jogador do Palmeiras, eu não tenho 100% de que ele tenha a posse da bola ou a futura posse da bola. A bola espirra no jogador, vai na frente – continuou.

– Tem a direção do gol, a distância da meta, mas número de defensores e futura posse da bola me deixam uma pulga atrás da orelha. E, se me deixa uma pulga atrás da orelha, não é para cartão vermelho – completou.

Leonardo Gaciba afirmou que o lance resume o grande problema da arbitragem brasileira no momento, que é o critério – ou a falta dele – e o intervencionismo do VAR.

– Lembrando que, se nós estamos debatendo isso aqui, é óbvio que não há um erro claro e óbvio da arbitragem. E esse é o grande problema que temos hoje, a linha de interferência, quando o árbitro de vídeo deve entrar. Me parece que a Comissão de Arbitragem pediu para começar o campeonato com menos interferência, levantou bandeira… Só que com menor número de revisões, o número de erros era maior. E aí se esbarrou em critérios, que é o maior problema hoje na arbitragem brasileiro. Para mim era cartão amarelo, ataque promissor – encerrou Gaciba.

Fonte: Redação FogãoNET e ESPN

Comentários