Submetido a uma cirurgia na face, Rafael recebeu a solidariedade de companheiros do Botafogo. Um deles foi Gatito Fernández, que elogiou o lateral-direito e disse entender bem a situação.
– Para mim, que já passei por lesão e fiquei muito tempo parado, que ia voltar e acontecia outras coisas, sinto na pele o que ele está sentindo. Consigo entender o que está se passando na cabeça dele. Todo grupo está fechado com ele, todo mundo gosta dele, quem não gosta do Rafael acho que é maluco (risos). Ele podia até nem falar com você, pelo histórico, por onde jogou, mas me surpreendeu muito pela humildade e simplicidade. É um cara muito querido no elenco. Sabemos que deu tudo certo na cirurgia, em breve está de volta com a gente. Já conversei com ele, depois do jogo. Ele sabe o que passei, me viu, já sabe o que tem que fazer – dise Gatito, ao “Charla Podcast”.
– Vai arrebentar ainda, tem muita bola, é muito inteligente. Jogar fora ajuda na parte tática, a leitura de jogo que tem é muito boa, facilita muito no trabalho. E é muito Botafogo – lembrou o goleiro.
Gatito Fernández ainda contou um episódio interessante da passagem de Rafael pelo Botafogo.
– Ano passado fizemos um churrasco na casa dele, o time todo, após o acesso na Série B. Nunca tinha ido a um churrasco que tinha dois churrascos dentro de um. Era um em cima com música e outro embaixo, onde tinha quadra de futevôlei. O pessoal não queria ir embora, pior que ele não deixava ir também, falava que tinha quarto lá. O pessoal ficou. Teve companheiro que foi na sauna, piscina, jogar, dormir, salas de jogos. Era a Disney. A casa dele é a Disney – brincou Gatito.