Competição “surpresa” da CBF, o Campeonato Brasileiro de Aspirantes voltou em 2024 e foi anunciado pouco antes do início da sua realização. O Botafogo correu contra o tempo, montou o elenco rapidamente e hoje está na semifinal, na qual vai enfrentar o Santos, segunda-feira, na Vila Belmiro.
Em entrevista ao site “GE”, o gerente da base do Botafogo, Léo Coelho, contou como foi formar o elenco.
– A gente fez uma pré-temporada curtíssima, ou seja, basicamente dois amistosos para que a gente conhecesse e que a equipe estivesse minimamente ali com sintonia, para que a gente pudesse ter um corpo de equipe que vai se formando no decorrer do campeonato, até pelo aviso tardio de que existiria a competição. Hoje, a gente tem um elenco completamente entrosado que já vem demonstrando isso aí em campo – explicou Léo Coelho.
O Botafogo mira ser campeão da competição, até para dar um sinal positivo sobre a reestruturação nas divisões inferiores do clube.
– É uma ressignificação de trabalho, uma nova metodologia, um novo tempo, uma nova cultura que vem sendo criada e que a gente consegue ter êxito validando, ou seja, tendo a chancela final levantando o troféu. Independentemente disso, a gente já se sente vitorioso por tudo que estamos construindo, tanto em termos desportivos quanto em desenvolvimento individual dos atletas desse elenco – afirmou Léo Coelho.
– E falando em desenvolvimento individual, é uma possibilidade maior que eles tenham uma maior chance e minutagem na nossa equipe profissional no próximo ano e até mesmo os atletas que não conseguirem ser incorporados na nossa primeira equipe aos clubes do grupo e a demais clubes de mercado que possam absorvê-los – finalizou.