A goleada do Guarani sobre o Avaí por 4 a 0 neste sábado, em Campinas, deixou o Botafogo a um empate contra o Operário de assegurar – pelo menos virtualmente – o acesso para Série A do Brasileirão. O FogãoNET explica.
Líder isolado da competição, o Glorioso chegaria a 64 pontos se empatar na segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, porém como ainda há um confronto direto entre Guarani e Goiás – na rodada que vem, no Brinco de Ouro da Princesa -, um dos dois não poderia mais ultrapassar o Fogão.
Neste cenário mais pessimista, Coritiba e CRB estariam na Primeira Divisão, além de Guarani ou Goiás. O Avaí é quem poderia tirar o Botafogo, mas, além de vencer os dois jogos e torcer para o Alvinegro não pontuar mais, o clube catarinense teria de tirar uma diferença no saldo de gols que hoje é de 16. Isso em apenas dois jogos. Por isso, falamos “virtualmente”.
Para o acesso vir matematicamente já nesta segunda, o Botafogo precisará vencer o Operário. Porém, como explicado, um empate já seria suficiente – afinal, o Glorioso não sofreria goleadas históricas para o já rebaixado Brasil-RS e depois para o Guarani em casa. O Avaí ainda enfrenta Náutico (nos Aflitos) e Sampaio Corrêa (na Ressacada).