John Textor não fugiu a nenhuma pergunta feita pelos jornalistas e influenciadores do Botafogo na live no “Canal da TF” que durou quase quatro horas, na noite da última sexta-feira (28/11). O empresário norte-americano falou sobre as saídas de Gregore e John após a Copa do Mundo de Clubes, o relacionamento com Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest, e os baixos valores das vendas de Jair e Igor Jesus para o clube inglês.
Veja abaixo as respostas de Textor sobre esses temas:
GREGORE E JOHN
– Gregore e John são dois jogadores para quem fiz uma promessa, porque são jogadores mais experientes: “Se vocês ganharem um título para nós, se forem bem no Mundial de Clubes, prometo que lhes darei uma oportunidade.” E no caso do John, ele tem 29 anos e teve a chance de ir para a Premier League. E eu sei que queremos que ele, nosso grande goleiro campeão, fique aqui. Mas, em nível pessoal, significa muito que o Botafogo possa dar a esses jogadores a oportunidade de jogar na melhor liga do mundo. E acho incrível, por causa da nossa parceria com Marinakis, que adora jogadores brasileiros, ligar a TV e assistir a um jogo do Leeds United contra o Nottingham Forest, e ambos os times da Premier League terem jogadores do Botafogo. Isso não acontecia há muito tempo. E devemos nos orgulhar disso.
– Também precisamos entender que, se dermos a esses jogadores a oportunidade de jogar nessas ligas de ponta, sempre haverá mais jogadores querendo vir para cá. Em alguns anos, fazemos boas trocas de jogadores e ficamos mais fortes. Em outros, trocamos jogadores e ficamos mais fracos. Nem sempre vamos acertar. Espero que isso responda um pouco à sua pergunta sobre por que negociamos a saída desses jogadores. Tem tudo a ver com cumprir promessas. A longo prazo, acho que isso é bom para o Botafogo, ser um campeão para os jogadores para ser um campeão para os torcedores.
IGOR JESUS
– No caso do Igor Jesus, só tínhamos uma proposta, do Ipswich, que estava prestes a ser rebaixado, e ele não quis sair. Deveria ter havido muito mais ofertas pelo Igor Jesus, e agora acho que as pessoas estão se arrependendo. Podem dizer que fomos estúpidos em vendê-lo por aquele valor, mas não tínhamos outras ofertas.
– Agora, algumas pessoas podem dizer que o valor pago por Igor Jesus foi muito baixo, mas Igor Jesus chegou até nós sem custo de transferência, porque ele tem um histórico de duas lesões graves no joelho. Acho que o Igor Jesus é um tanque, indestrutível, nada pode pará-lo, mas houve uma notícia sobre Igor Jesus dizendo que os exames do joelho dele dificultaram muito para os clubes se sentirem confiantes em pagar um valor maior por ele. Ao mesmo tempo, contratamos Danilo, que vinha de uma grave lesão no tornozelo, com fratura e também lesão ligamentar, e estava na mesma situação. Assim como Igor Jesus, sabíamos que Danilo era um jogador de altíssimo nível, mas ele tinha esses exames que indicavam que sua contratação representava um risco muito alto. Então, todos esses fatores entram na negociação. Atribuímos um valor a Igor Jesus que parece baixo em comparação com o seu bom desempenho na Premier League, mas era muito, muito alto, considerando os problemas médicos que causaram grande preocupação.
– Saiba que, ao ouvir esses valores, existem diferentes circunstâncias relacionadas ao seu relacionamento com o jogador, há fatores que influenciam, como lesões, e você se sente realmente estúpido quando, de repente, Igor Jesus é o melhor jogador contra o Liverpool e você tem certeza de que deveria ter recebido mais dinheiro por ele, mas o fato é que seu histórico de lesões foi o principal motivo pelo qual não recebemos mais por ele. Muitos desses números vão oscilar e, às vezes, você parecerá estúpido, às vezes farão sentido e, às vezes, fazem parte de um ajuste, porque você negocia com esse amigo em particular em muitas situações.
RELAÇÃO COM MARINAKIS
– Embora não sejamos donos do Nottingham Forest, e Marinakis não possua nenhuma participação na Eagle Football, ele realmente se tornou o parceiro como queríamos ter com o Crystal Palace. Acredito que seja importante ter um clube brasileiro forte, um clube europeu forte e um clube forte no Reino Unido. Eu gostaria de um parceiro em Portugal, não apenas na Europa. Eu poderia até preferir um parceiro na Espanha a um na França. Mas Marinakis efetivamente se tornou esse parceiro porque ele tem clubes em Portugal, clubes na Grécia e um clube no Reino Unido. E ele, mais do que qualquer outro proprietário que conheci no mundo do futebol, acredita no talento brasileiro.
– Você tem um relacionamento amplo e têm negociado jogadores na Europa, no Brasil e em outros lugares porque ele está enviando jogadores para nós na França, nos enviou Danilo ao Brasil, nós enviamos alguns jogadores mais jovens para ele em Portugal. Às vezes, o valor que você coloca em uma transferência de jogador também pode ser ajustado para compensar alguma discrepância de valor que ocorreu em alguma parte do seu relacionamento que pode ter se relacionado a um jogador completamente diferente. Então, fazemos o possível para alocar quantias adequadas a cada jogador, porque muitas vezes há parceiros no jogador, o agente ou seu outro clube. Mas a maneira de negociar valores com alguém que é um parceiro comercial regular é muito diferente de como você negociaria com alguém com quem faz apenas uma única transação.
JAIR
– O caso do Jair é bem diferente. A primeira vez que ouvi sobre Jair, ouvi do Marinakis. Alessandro Brito também o viu jogar algumas vezes. Esse era um jogador sobre o qual Marinakis e eu estávamos conversando. E, de certa forma, você sabe, foi um jogador que prospectamos juntos para dizer: venha para o Botafogo e, quando estiver pronto, poderá ir para a Premier League. Então, é um caso um pouco especial, pois, ao mesmo tempo em que negociávamos a venda de Jair, negociávamos também a venda de Igor Jesus.








