Com grande atuação no primeiro tempo, o Botafogo abriu o Campeonato Brasileiro Sub-20 com uma importante vitória em cima do Grêmio por 2 a 0 neste domingo, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. Juninho foi o destaque, com duas assistências.
A equipe alvinegra, que foi vice-campeã da Copa do Brasil Sub-20 no domingo passado, abriu o placar logo aos dez minutos: Juninho interceptou passe na frente, Matheus Nascimento avançou, passou pelo zagueiro com a direita e finalizou com a canhota, na saída do goleiro Hugo, fazendo 1 a 0.
Dono da casa, o Grêmio tentou reagir. Aos 15 minutos, o goleiro Igo fez duas ótimas defesas em sequência, em chutes de Matheus e Léo Fenga. Depois, já aos 38, Vidimar acertou a trave. Bem postado, o Glorioso conseguiu dobrar a vantagem aos 39: Juninho enfiou na medida na esquerda para Vitinho, que tocou na saída do goleiro, marcando 2 a 0.
No segundo tempo, o Grêmio não teve outra saída a não ser atacar, mas o Botafogo conseguiu segurar a vantagem. Aos nove minutos, após cobrança de escanteio, o estreante zagueiro Lucas Mezenga – que atuou como volante – tirou uma bola em cima da linha. Depois, aos 20, Léo Fenga arriscou de fora da área e a bola saiu por cima, com perigo.
Veja os gols do Botafogo abaixo:
Desfalques do Botafogo
O Botafogo não teve nesse jogo o zagueiro/volante Ewerton (que testou positivo para a Covid-19), o volante Raí (que se recupera de uma pancada no tornozelo) e o atacante Ênio (com desconforto muscular). A informação é do jornalista Wellington Arruda.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Vasco, às 16h, ainda em local indefinido, com transmissão do SporTV. No dia seguinte, quinta-feira, pelo Carioca Sub-20, o Glorioso recebe o Madureira, às 10h, no CEFAT.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 2 BOTAFOGO
Local: CFT Hélio Dourado
Data-Hora: 27/06/2021 – 15h
Árbitro: Jonathan Giovanella Vivian (RS)
Assistentes: Gustavo Marin Schier (RS) e Fabricio Lima Baseggio (RS)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Velasco, Gustavo Martins e Lucas Alves (GRE); Vitor Marinho, Hugo e Lucas Mezenga (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Matheus Nascimento 10’/1ºT (0-1) e Vitinho 39’/1ºT (0-2)
GRÊMIO: Hugo; Yago, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Vidmar (Cuiabano 24’/2ºT); Velasco (Rubens 24’/2ºT), Lustosa (Ronald – Intervalo) e Carlos Maia (Lucas Alves 27’/1ºT); Gabriel Silva (Kevin 13’/2ºT), Matheus (Everton – Intervalo) e Léo Fenga – Técnico: César Lopes.
BOTAFOGO: Igo; Vitor Marinho, Henrique Luro, Reydson e Hugo (Gabriel Henrique 31’/2ºT); Lucas Mezenga, Wendel e Juninho; Rikelmi, Matheus Nascimento (Jhonnatha 31’/2ºT) e Vitinho (Kauê 5’/2ºT) – Técnico: Ricardo Resende.