Com um time totalmente reserva, o Botafogo derrotou o Grêmio São-Carlense por 3 a 1 nesta segunda-feira, no Estádio Luisão, em São Carlos, e fechou a primeira fase da Copa São Paulo de Juniores com 100% de aproveitamento, algo que não acontecia desde 2018. Léo Pedro foi o artilheiro da manhã, com dois gols.
Agora, o Glorioso aguarda o desfecho do Grupo 20, que acontece só na noite de terça-feira. Líder do Grupo 19, o Fogão vai enfrentar o segundo colocado da chave que tem Red Bull Bragantino (que deve confirmar a liderança), ABC, Maringá e Lemense.
O jogo
Com o adversário precisando da vitória para sonhar com a classificação, o Botafogo aproveitou o contra-ataque para abrir o placar, e numa bonita trama. Aos nove minutos, João Felipe roubou a bola e lançou Rafael Lobato, que tocou no meio para Iago Renato servir Léo Pedro, com um belo chute, fazer 1 a 0.
Aos poucos, o Grêmio São-Carlense foi equilibrando o jogo e conseguiu empatar com Klefferson, pegando o rebote de fora da área: 1 a 1. O volante do time da casa quase virou quatro minutos depois, mas Lucas Barreto fez grande defesa. Nos acréscimos, o Botafogo voltou a ficar na frente: Igor França rolou da direita e Léo Pedro conferiu de carrinho, fazendo 2 a 1.
O segundo tempo foi disputado em ritmo mais lento, com o Botafogo controlando bem a bola e não deixando o Grêmio São-Carlense chegar com muito perigo. No fim, o Glorioso ainda conseguiu fechar a conta. Rafael Lobato desceu pelo lado direito e enfiou na medida para Sapata, que entrou no segundo tempo, teve calma e chutou de perna esquerda, vencendo o goleiro Giovani: 3 a 1. Foi o quarto gol do camisa 7 na Copinha.
Próximo jogo do Botafogo
O Botafogo vai enfrentar na segunda fase o segundo colocado do Grupo 20, que só será conhecido na noite de terça-feira: Red Bull Bragantino (que deve confirmar a liderança), ABC, Maringá ou Lemense. O próximo jogo do Glorioso deve ocorrer na quinta-feira, em São Carlos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO SÃO-CARLENSE 1 X 3 BOTAFOGO
Estádio: Prof. Luiz Augusto de Oliveira
Data-Hora: 09/01/2023 – 11h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Adalberto Silva (SP)
Assistentes: Rafael Tadeu Alves de Souza (SP) e Rodrigo Meirelles Bernardo (SP)
Cartões amarelos: Klefferson (GSC); Igor França, Thiago de Camillis, João Felipe, Iago Renato e Matheus Mamute (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Léo Pedro 9’/1ºT (0-1), Klefferson 32’/1ºT (1-1), Léo Pedro 47’/1ºT (1-2) e Sapata 40’/2ºT (1-3)
GRÊMIO SÃO-CARLENSE: Giovani; Rubinho, Wellington (Bruno Leite 41’/2ºT), Luan Japa e Devid (Lázaro 34’/2ºT); Klefferson, Tharley (Flávio 21’/2ºT) e França (Machado 34’/2ºT); Capixaba (Gabriel Ponce 34’/2ºT), Thomas Bagé (Mateus Pipino – Intervalo) e Wesley – Técnico: Samuel Dias.
BOTAFOGO: Lucas Barreto; Igor França, Alysson (Reydson 36’/1ºT), Serafim e Matheus Mamute (Jefinho 19’/2ºT); João Felipe (Peloggia 19’/2ºT), Rhuan Lucas e Antônio Villa (Fabiano – Intervalo); Rafael Lobato, Léo Pedro (Sapata 30’/2ºT) e Iago Renato (Jhonnatha 30’/2ºT) – Técnico: Thiago de Camillis.