Lembra do Hilton Moutinho? Ele foi escalado pela CBF como Observador de VAR no clássico do próximo domingo, entre Botafogo e Flamengo, às 11h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O curioso é que, no mesmo dia, ainda atuará em Cruzeiro x Vitória, às 16h.
Como o VAR é operado direto da sede da CBF, o profissional de 55 anos ficará no local, sem precisar de deslocamentos. Contudo, segundo a entidade, em 2022, 2023 e 2024 ele ainda não trabalhou duas vezes no mesmo dia em jogos do Brasileirão.
Hilton Moutinho ainda foi o responsável por anunciar a arbitragem de Raphael Claus para Flamengo x Botafogo e assinar o documento da audiência pública.

Hilton Moutinho anuncia a escalação de Raphael Claus em Flamengo x Botafogo
Erros no tempo de bandeirinha
Na época de auxiliar, Hilton simplesmente deu um impedimento absurdo de Dodô, que faria o gol do título do Botafogo no Campeonato Carioca de 2007, contra o Flamengo. O grosseiro erro do bandeirinha ainda foi completado pelo árbitro Djalma Beltrami, que expulsou o centroavante alvinegro por concluir a jogada para as redes.
A falha foi tão grave e decisiva que o próprio Hilton Moutinho admitiu.
– Revi o jogo em casa e realmente houve um erro grave. Mas quero deixar claro que quando vou a campo não vejo a camisa de nenhum clube e marco pela convicção. Naquele lance, na hora tive a certeza de que o Dodô estava impedido – afirmou Hilton, na época.
"Sem querer", é claro, a CBF escalou Daronco, Claus e o Hilton Moutinho para o clássico de domingo.
Hilton Moutinho foi aquele bandeirinha que, inexplicavelmente, marcou impedimento do Dodô na final de 2007. Lembram dele?
Segue o lance 👇🏼 pic.twitter.com/hm5x5QsqJH
— Camisa7🔥 🌟 (@Camisa7Glorioso) April 23, 2024
Não foi apenas esse erro grave dele contra o Botafogo. No ano anterior, 2006, na Copa Sul-Americana, ele validou gol no último minuto de Marcão, do Fluminense, em impedimento claríssimo e escandaloso. O lance levou a disputa para os pênaltis, nos quais o clube tricolor avançou.
Saída da Anaf
Até 2019, Hilton Moutinho era vice-presidente da ANAF (Associação Nacional de Árbitros de Futebol), entidade que hoje é crítica à CBF e pede a paralisação do Campeonato Brasileiro. Ele renunciou ao cargo alegando outros compromissos profissionais conflitantes. Na ocasião, o presidente da Anaf, Salmo Valentim, avisou que não faria parte da sua diretoria quem tivesse ligação com a CBF.
Veja a escala de arbitragem em Flamengo x Botafogo:
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
Árbitro Assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assessor: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF)
Árbitro de Vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-FIFA-PR)
AVAR: Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ)
Observador de VAR: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)