Ídolo do Botafogo, um dos maiores artilheiros da história do clube e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira marcando gols em todos os jogos da Copa do Mundo de 1970, Jairzinho viu de perto Garrincha e Pelé, dois dos maiores craques da história do futebol mundial. E o Furacão não tem dúvida em dizer qual foi o melhor deles.
– Você tem ideia de como era o Garrincha? Fui promovido ao profissional, eu já pulava o muro para ver o Garrincha, via Nilton Santos, via Quarentinha. Eu ficava assustado porque ele era todo torto, como que um cara torto, com perna direita para dentro e perna esquerda para fora… Fazia questão de ficar do lado dele só para ficar olhando. Como que esse cara pode jogar isso tudo? É o maior jogador de todos os tempos, jamais vai existir outro, com todo respeito ao Pelé. Fui para a ponta-direita por casa dele, porque queria imitar, não consegui imitar, mas consegui honrar – afirmou Jairzinho, em entrevista ao cantor Leo Russo, no canal “Samba que é Gol”.
– Para mim, Garrincha foi o melhor. O que jogou em 58 e 62 quem viu viu. Quem não viu nem Doril dá jeito – brincou Jairzinho.