Intensidade europeia, scout e profissionalização: como Botafogo 2024 ‘serviu de inspiração’ para o Flamengo

Intensidade europeia, scout e profissionalização: como Botafogo 2024 ‘serviu de inspiração’ para o Flamengo
Vitor Silva/Botafogo

Campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, o Botafogo significou uma virada de chave no futebol nacional. A ponto de servir de inspiração para rivais. Hoje presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, destacou os méritos do clube no ano passado, antes de ser eleito.

– O Botafogo jogou mais partidas que o Flamengo esse ano. Teve menos contusões. O nível de intensidade que o Botafogo joga, eu acho que é o único time no Brasil que joga num nível de intensidade que parece a Europa, parece a Premier League. Jogando mais partidas que o Flamengo, poupando muito pouco também. Então não tem a menor dúvida que o Botafogo foi o clube no Brasil que melhor explorou o seu elenco e a potencialidade dos seus atletas. Nesse ano até agora. Não é garantia de que você vai ganhar, mas quando você vê o trabalho que foi feito de um ano para o outro, claramente tem todo um trabalho profissional. Até nas contratações. Em tudo – disse, em entrevista ao podcast “Flow Sport Club”, antes mesmo dos títulos alvinegros, elogiando também o scout.

– Quando você olhava os nomes que o Botafogo trouxe, você dizia, bom, por que eles estão trazendo esse cara e tal? Eles gastaram muito dinheiro, gastaram muito dinheiro. Mas onde que o Botafogo errou? O Botafogo errou muito pouco. Muito pouco. Ele errou mais ano passado. Aprendeu onde tinha errado e errou muito menos. Com toda certeza, o processo de escolha de jogadores do Botafogo é em cima de scout. Se está precisando comprar uma calça, o Botafogo não vai no shopping e volta com um par de tênis que estava em promoção. Então, eu vejo que tem um trabalho muito bem feito lá. E se você olhar nesse período de tempo, em 2019, se alguém dissesse “o Botafogo vai, daqui a cinco anos, disputar uma final de Libertadores e vai estar na frente do Brasileiro”, eu falaria “imagina, não vai estar nunca” – adicionou.

O dirigente enalteceu a eficiência do Botafogo na última temporada e a colocou como referência. Em 2025, o Flamengo conquistou a Libertadores neste sábado e está prestes a ganhar o Campeonato Brasileiro.

– Quando a gente fala de profissionalização, de você acreditar em processo, deixar o profissional trabalhar, com todo o resultado que o Botafogo tem, se você olhar o que o Flamengo fatura de dinheiro, com todo o respeito ao Botafogo, o Flamengo ainda vai faturar três vezes o que o Botafogo fatura. Quem é mais eficiente? Tirando a emoção de lado. Alguns torcedores falaram, você não devia falar isso. Eu falei, olha, não muda em nada o sentimento que eu tenho em relação ao Flamengo, mas eu não posso ser estúpido de não reconhecer a competência do trabalho que está sendo feito – admitiu..

– Olha a diferença do planejamento que o Botafogo fez e que o Flamengo fez no início do ano e no meio do ano. Então, assim, palmas para o Botafogo, que fez um trabalho mais competente que a gente. E eu entendo que a gente tem que aprender com nossos erros, é uma prova de inteligência. Aprender com os outros é prova de sabedoria. Oxalá o Flamengo tenha a sabedoria de olhar para o que está acontecendo no mercado e que a gente faça melhor – finalizou.

O Botafogo em 2025, porém, teve um ano confuso, dentro e fora de campo, mudou estratégias e não obteve títulos na temporada.

Fonte: Redação FogãoNET e Flow Sport Club

Comentários