Não deixa de ser irônico o fato de o Botafogo ter conseguido a vaga na semifinal do Carioca antes mesmo de entrar em campo hoje para enfrentar o Volta Redonda, às 19h30, no Nilton Santos. No começo da era da sociedade anônima, o alvinegro, compreensivelmente, se preocupa mais com o futuro do que necessariamente com a campanha no Estadual.
Um novo movimento dos gestores da SAF foi a proposta que fizeram para o lateral-direito Renzo Saravia, de 28 anos. O jogador está livre no mercado, desde que deixou o Porto, de Portugal.
O Botafogo ofereceu contrato curto, até novembro, quando acaba a Série A. Espera receber uma resposta positiva, até pelo histórico de lesões do jogador nas últimas temporadas, o que o desvaloriza no mercado. Antes das lesões, Saravia viveu boa fase, tanto que foi convocado para defender a Argentina na Copa América de 2019. Nas últimas duas temporadas, esteve emprestado ao Internacional.
As conversas por reforços do Botafogo já passam pelo futuro técnico da equipe, o português Luís Castro. Ele ganhou duas semanas para seguir à frente do Al-Duhail, do Qatar, antes de vir para o Brasil. Enquanto isso, o interino Lúcio Flávio segue à frente do elenco.
Os gestores fazem os movimentos no mercado com a anuência de John Textor e já deixaram duas contratações praticamente concretizadas: o zagueiro Philipe Sampaio e o meia Lucas Piazón, este indicação de Castro.
Entretanto, a contratação de um lateral-direito é considerada prioridade. Rafael segue a rotina de lesões e deve voltar a atuar apenas no segundo semestre. Gilberto, do Benfica, foi tentado, mas os portugueses fizeram jogo duro, cobraram R$ 20 milhões pelo negócio.
Mais preocupado em se estruturar para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do que necessariamente jogar a reta final do Carioca, o Botafogo teve confirmada a vaga na semifinal depois de dois resultados envolvendo concorrentes diretos. O time se beneficiou da derrota do Resende para o Fluminense e do Madureira para o Audax.
O jogo desta noite pode levar a equipe para a terceira colocação, à frente do Vasco, que perdeu ontem para o Flamengo. Se terminar a Taça Guanabara em quarto, o alvinegro enfrentará o Fluminense. Se for terceiro, o rubro-negro. Joel Carli, um dos mais experientes do grupo, vai completar 180 jogos, igualando Rodolfo Fischer como estrangeiro com mais jogos pelo alvinegro.
O Botafogo entrará em campo depois da derrota para a Portuguesa. Pior do que o placar, 5 a 3, foi o nível de atuação, que levantou preocupações para o restante da temporada. A SAF promete reformular o elenco, qualificá-lo para um Brasileiro sem sustos.