Contratado pelo Botafogo junto ao Santos, Jair chegou jogando nas partidas contra Vasco e Racing (ARG). Ele vinha com ritmo de jogo por conta da Seleção Brasileira Sub-20, na qual foi comandado por Ramon Menezes. O técnico é só elogios ao zagueiro.
– O Jair, na verdade, ele é um 2005. Quando eu cheguei na Seleção Brasileira, o Jair já fazia parte do meu campograma, mesmo ele sendo um 05. Olha só! Talvez ele ia fazer uma dupla de zaga com o Robert Renan. Eu ia convocar o Jair, aí ele teve uma lesão grave, de ligamento cruzado, e ficou muito tempo parado. Mas, assim, é um ótimo jogador. Ele voltou esse ano a jogar, pegou ritmo no sub-20, veio em algumas preparações com a gente. E agora, talvez, ele está no seu melhor momento. Mas é um jogador que fez uma Série B, já é um jogador maduro, é um jogador pronto – destacou Ramon, em entrevista ao “Charla Podcast”.
– Embora seja jovem, tecnicamente é muito bom jogador. Um jogador que tem um ótimo passe, tem uma certa imposição, um jogador muito alto, tem quase dois metros de altura. Ele ajuda muito, assim, na bola parada defensiva. Ele precisa ser um pouco mais agressivo na bola parada ofensiva. Então, assim, o Jair é um ótimo jogador, precisa jogar, ter continuidade – completou Ramon.