De volta à Libertadores, na qual estreia nesta quarta-feira contra o Aurora (BOL), o Botafogo não joga a competição desde 2027. Na ocasião, foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final, com empate em 0 a 0 no Estádio Nilton Santos e derrota por 1 a 0 em Porto Alegre, jogo que até hoje está na lembrança do técnico Jair Ventura.
– Eu tenho pesadelos até hoje e foi a derrota mais dolorida (da minha carreira) pela performance, por ter jogado melhor e por ter saído daquela maneira (da Libertadores). Quando o adversário é superior, você entende que não estava no bom dia. Acontece, né? E aquele jogo a gente foi muito superior, mas acabamos sendo eliminado. Então dói demais – disse Jair, à ESPN.
– Eu sempre tenho que rever meus jogos para fazer edição e trabalhar em cima deles. Esse jogo eu não consegui rever até hoje. Outro dia eu estava em casa vendo um jogo. Aí o Mano Menezes me mandou a mensagem, falou que estava passando Grêmio x Botafogo. Eu falei: ‘Pô, Mano, quer me fazer sofrer?’ Ele: ‘Não, assiste porque o time jogou pra c***! E eu falei: ‘Não vou ver, não’. É sofrer mais. Até hoje é difícil de digerir essa derrota – explicou.
Hoje técnico do Atlético-GO, Jair Ventura acredita que a Libertadores pode ser um resgate para o Botafogo, após o conturbado fim de 2023.
– Nós só estamos aqui hoje por causa dos torcedores. Os torcedores são a grande razão de nós estarmos aqui e do futebol ser essa paixão. Quando se tem uma frustração, é normal que eles fiquem com o sentimento, com feridas. Essa volta para a Libertadores depois de 2017 pode trazer aquelas boas lembranças de um time muito competitivo, mesmo com limitação de elenco. Não que o nosso time não era bom, mas a gente tinha poucas peças de reposição. Era uma situação financeira bem delicada e a gente não tinha esse poder que hoje o Botafogo tem com o Textor – apontou.
– Uma volta à Libertadores vai resgatar boas lembranças, apesar de a gente não ter sido campeão. Nós caímos em pé, como a gente fala no futebol, jogando melhor numa quartas de final, onde nós só saímos para o campeão daquela edição e ainda conseguimos eliminar cinco campeões na mesma edição. Coisas que só acontecem com o Botafogo – completou.