Usamos cookies para anúncios e para melhorar sua experiência. Ao continuar no site você concorda com a Política de Privacidade .
Jogos

Campeonato Carioca

18/01/26 às 20:30 - Lourival Gomes

Escudo Sampaio Corrêa
SCO

X

Escudo Botafogo
BOT

Campeonato Carioca

15/01/26 às 19:00 - Luso-Brasileiro

Escudo Portuguesa
POR

0

X

2

Escudo Botafogo
BOT
Ler a crônica

Campeonato Brasileiro

07/12/25 às 16:00 - Nilton Santos

Escudo Botafogo
BOT

4

X

2

Escudo Fortaleza
FOR
Ler a crônica

Jairzinho dá entrevista ao site da Fifa e confia em título da Libertadores: ‘Botafogo sempre foi clube de chegada. Me habituei a ganhar e ser campeão lá’

Por: FogãoNET

- Atualizado em

Jairzinho, ídolo do Botafogo, na festa do título da Série B do Campeonato Brasileiro 2021 no Estádio Nilton Santos
Reprodução/SporTV

Jairzinho ajudou a concretizar muitos sonhos dos torcedores botafoguenses. E, agora, o Botafogo realiza um sonho de Jairzinho: pela primeira vez na história, em busca de um título inédito, o clube disputará a final da Copa Libertadores-2024 da Conmebol em 30 de novembro, contra o Atlético-MG, em partida única em Buenos Aires (Argentina). Aos 79 anos, o lendário ex-jogador se enche de alegria e esperança.

A vida é feita de ensinamentos e preparações. O meu sonho sempre foi justamente ver o Botafogo chegar em uma posição privilegiada como essa que está vivendo agora, com oportunidade e chance de chegar à final dessa grande competição”, disse à Fifa.

O Botafogo sempre foi um clube de chegada, mesmo com dificuldades que são normais nessa competição [a Libertadores]. O Botafogo está vivendo um momento muito interessante e de altíssima qualidade, podendo ganhar esse título que todos da América do Sul lutam para ter”, completou Jairzinho.

O time que se consagrar campeão continental em 30 de novembro terá vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA 2025, novo formato ampliado do torneio global que, a partir do ano que vem, terá 32 clubes disputando o título de campeão do mundo.

De certo modo, Jairzinho sabe como é difícil encarar um torneio como o Mundial de Clubes e tem experiência de sobra para falar do desafio de ser campeão do mundo: o ídolo ficou conhecido como “Furacão da Copa” por ter sido um dos heróis da Copa do Mundo da FIFA 1970 com a Seleção Brasileira.

Um torneio em que simplesmente estão os melhores, os campeões de cada país. Por isso torna-se difícil encarar todos os jogos, mas essa dificuldade você leva dentro de você e aplica de forma mais técnica, tática e positiva possível”, comentou.

A semifinal da Libertadores foi relativamente tranquila em função de uma vitória por 5 a 0 sobre o Peñarol no jogo de ida — de modo que a derrota por 3 a 1 na volta não causou grande drama —, mas, antes, o Botafogo havia corrido riscos nas oitavas e nas quartas de final contra Palmeiras e São Paulo, respectivamente.

Por essas e outras, dizem por aí que o torcedor botafoguense é acostumado a lidar com o sofrimento. No entanto, como lembrou Jairzinho, o Botafogo é historicamente habituado a ser “Glorioso” — com letra maiúscula mesmo, como diz a alcunha do clube.

Eu me habituei a ganhar e ser campeão. E representando o Botafogo! Por isso, eu desejo que o Botafogo dê continuidade na sua qualidade de ser um clube ganhador e que seja campeão”, respondeu o Furacão da Copa. “O Botafogo está em uma posição muito privilegiada pelo plantel que tem e pela grande qualidade da comissão técnica.

Porém, apesar de sua óbvia torcida pelo título, ele optou por não enviar conselhos aos jogadores alvinegros: “Não, conselho não se dá. Eu apenas desejo e fico esperançoso que os atacantes melhorem cada vez mais a sua inteligência de jogo e que, coletivamente, possam continuar fazendo a diferença que têm feito.

Fonte: Site da Fifa

Comentários