John Textor se posicionou sobre a polêmica dos campos no Brasil. Com críticas de jogadores a gramado sintético, o empresário americano defendeu o do Estádio Nilton Santos, citou que o Botafogo foi o melhor visitante em 2024 e que não há evidências de mais lesões neste tipo de piso.
– Olhem, há vários tipos de campos sintéticos. Eles precisam ser trocados de forma regular, senão eles ficam muito ruins, não funcionais e, eu acho, perigosos. Nós temos um dos melhores gramados artificiais do mundo, nós passamos muito tempo para conseguir o certo. Os jogadores que passam por aqui gostam deste tipo de jogo. Eu não acredito que nós tenhamos uma grande vantagem. Talvez nós fôssemos o melhor time que jogou fora de casa no ano passado. Então, qual é o vantagem? Nós jogamos no campo deles e ainda estávamos ganhando. Nós achamos que este campo (Nilton Santos) reduz as lesões comparado com os tipos de campo que temos aqui no Brasil. Eu não entendo completamente a razão, mas as raízes são superficiais, a grama cresce e os campos, como dizem, parecem como pastos. Eu não me importo com a discussão sobre isso, mas, por favor, não venham com evidências anedóticas. Os jogadores mais velhos dizem que seus joelhos doem, eles podem estar falando de outro gramado. Nosso campo é bastante confortável para jovens e velhos jogadores – declarou John Textor.
O acionista da SAF do Botafogo defendeu ainda que haja mais investimento em gramados no Brasil, sugerindo a Premier League como exemplo.
– No futuro, se houver uma mudança, deve haver normas sobre o tipo de grama natural. Então, se eles decidirem se livrar do artificial, eles terão que aumentar o nível da grama natural. Eu sugeriria o Desso, como temos na Premier League. É 20% híbrido, 80% grama. Incrível. Então, olhem, nossos clubes têm dinheiro na primeira divisão, certo? Se nós vamos eliminar o artificial, vamos com o barco a todo vapor. Vamos colocar o gramado Desso. Nós investimos, não sei, alguns milhões de dólares para aquele campo. Bem, um gramado Desso custa aproximadamente US$ 1,3 milhão. Então, parem de falar sobre nosso campo. Se vocês querem falar sobre a grama, ela tem que ser melhorada em todo o país. Eu acho que o artificial deveria estar aqui por um tempo, porque eu acho que funciona. É saudável. Eu só acho que se vocês tirariam o artificial, deveria ser por um material moderno, não o antigo – completou.