Dono da SAF do Botafogo, John Textor anunciou que está à procura de compradores para a fatia que a Eagle Football detém do Crystal Palace (45%), em comunicado divulgado nesta sexta-feira (24/5).
O clube inglês é o único da família Eagle do qual Textor não é sócio majoritário. No documento, o empresário norte-americano citou o Botafogo como um case de sucesso da holding multiclubes.
“Nosso modelo de colaboração levou a um sucesso considerável no Lyon, na França, onde voltamos rapidamente à Liga Europa, e no Botafogo, no Brasil, onde ressuscitamos um clube histórico da falência na segunda divisão para lutar por campeonatos no topo da Série A“, diz Textor.
A Eagle Football vai contar com os serviços do Raine Group para encontrar compradores das ações do Crystal Palace.
Veja o comunicado de John Textor aos torcedores do Crystal Palace:
Aos torcedores do Crystal Palace Football Club,
A Eagle Football Holdings anunciou hoje o envolvimento do Raine Group para solicitar e entrevistar potenciais compradores do interesse da Eagle Football no Crystal Palace Football Club.
Estou extremamente orgulhoso da nossa contribuição para o Crystal Palace… e muito feliz com a melhoria da forma e as ambições elevadas do clube. Como amante do futebol puro, das categorias de base, também estou muito satisfeito por ter podido apoiar a visão de Steve Parish para a conclusão da academia do Palace. A academia é muito importante para o futuro do sul de Londres e para o clube. Também estou orgulhoso de ter apoiado a transformação plurianual do elenco, convidado por Dougie e Steve para compartilhar ideias à medida que o elenco atual era construído, jogador por jogador. Finalmente, neste último ano, fiquei satisfeito por ver a unidade total na propriedade à medida que transitávamos na liderança técnica que trouxe um novo estilo de jogo que se adapta perfeitamente à força e ao ritmo pelos quais somos conhecidos no Palace.
Então, por que venderíamos, justamente quando as coisas estão ficando tão boas? Bem, o Eagle Football é conhecido por empregar um modelo desportivo altamente integrado em todos os seus clubes de futebol, com uma quantidade sem precedentes de colaboração de olheiros e movimentação de jogadores dentro da família de clubes. Nosso modelo de colaboração levou a um sucesso considerável no Olympique Lyonnais, na França, onde voltamos rapidamente às competições da Liga Europa, e no Botafogo, no Brasil, onde ressuscitamos um clube histórico da falência na 2ª divisão para lutar por campeonatos no topo da Série A. Também estamos entusiasmados com o nosso trabalho em andamento na Bélgica, que resultou em um campeonato rápido e uma promoção histórica em nosso primeiro ano, que devemos lutar novamente para recuperar no próximo ano.
Por mais orgulhosos que estejamos por ter feito parte do ressurgimento do Crystal Palace, continua a ser verdade que o Crystal Palace é um clube independente, dirigido por um homem com mão firme, que alcançou um nível de sustentabilidade que é incrivelmente incomum nos dias de hoje na Premier League. Um modelo esportivo integrado, como o nosso na Eagle, simplesmente não é perfeito para o Crystal Palace.
Simplesmente com base na reação inicial ao processo que iniciamos com o Raine Group, é óbvio que o impulso no Crystal Palace não passou despercebido. Sinto-me extremamente confiante de que um bom número de potenciais parceiros aproveitará a oportunidade de fazer parte deste futuro promissor. É claro que estes processos levam tempo, mas acreditamos que o verão de 2024 é o momento certo para executar tal processo, com o objetivo de identificar um licitante vencedor e futuro apoiante do Palace antes que o nosso foco volte aos jogos de futebol no outono.
Manteremos você informado. Até então, Up the Palace!