John Textor, do Botafogo, é denunciado pela Procuradoria do STJD por falar em manipulação no Brasileiro e pode ser suspenso por até um ano

John Textor, do Botafogo, no STJD
Wellington Campos/Rádio Itatiaia

Dono da SAF do Botafogo, John Textor foi denunciado nesta segunda-feira (2/9) pela Procuradoria do STJD por ter dito que havia indícios de que o Campeonato Brasileiro era manipulado. A informação é da coluna do “Guilherme Amado”, do portal “Metrópoles”.

Textor foi denunciado no artigo 243-F (ofensa à honra) do CBJD, podendo ser multado em até R$ 100 mil e suspenso de 15 a 90 dias. Ele pode responder também no artigo 221 (dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito), que prevê suspensão de até um ano.

O processo é referente ao inquérito de relatoria do auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva, que não faz mais parte do STJD. De acordo com a coluna, a nova Procuradoria quer produzir mais provas sobre a suposta irregularidade cometida por Textor e reforçar os questionamentos feitos à Fifa e à SportRadar sobre eventuais movimentações atípicas apontadas por ele.

No âmbito do inquérito, foram feitas 35 perguntas ao empresário norte-americano, mas ele não respondeu. Por considerar que o prazo foi curto, a Procuradoria dará mais tempo para John Textor responder. Depois, o caso será sorteado para alguma comissão do STJD julgar.

Fonte: Redação FogãoNET e Coluna do Guilherme Amado (Metrópoles)

Comentários