Dono da SAF do Botafogo, John Textor participou da transmissão internacional da Botafogo TV da partida contra o Palmeiras na última quarta-feira, batendo um papo no pré-jogo com o narrador Roby Porto. Empresário com experiência no ramo, o norte-americano falou com empolgação do fato de o Glorioso conseguir transmitir suas partidas para o exterior.
– Sou um espectador desse canal, assisto em todos os lugares do mundo. Estou muito animado por termos optado por não assinar o pacote de TV e decidimos transmitir nossas partidas internacionalmente. É uma pequena e crescente audiência. Só queria dar um alô aos meus amigos, acionistas, diretores, torcedores, todo mundo que acabo conhecendo entrando nesse canal, é muito animador isso tudo – disse Textor.
O empresário norte-americano citou as dificuldades que têm encontrado para fazer o mesmo na França, onde hoje é acionista majoritário do Lyon.
– Na França, alguns clubes estão lutando muito duramente para ter o direito de poder controlar o conteúdo, a TV internacional está mudando, as pessoas estão vendo futebol de forma diferente, os jovens estão vendo futebol num ambiente multiplataforma, eles querem seus jogos, seus games, mídias sociais, e não podemos fazer isso pelas plataformas tradicionais de TV. Tentamos fazer isso acontecer na França nesse ano, mas continuamos na mesma. O Botafogo está rompendo com isso, controlamos nosso conteúdo, somos a única coisa de futebol acontecendo em Londres hoje (quinta-feira), no meio do verão, quando as pessoas estão desesperadas por futebol – afirmou, citando os desafios que os torcedores encaram no exterior:
– Hoje as pessoas do mundo todo estão sujeitas a bloqueios geográficos, com direitos restritos de conteúdo. Sou acionista de um clube, eu viajo pelo mundo e é impossível até ver o conteúdo dos times nos quais tenho interesse. E, se é difícil para mim, com diversas contas, DAZN, Paramount+, tudo isso, quão difícil deve ser para o consumidor médio? Sei que é muito difícil conseguir conteúdo dos times que você ama. Quero dizer que realmente podemos ser um dos poucos clubes importantes do mundo que está conseguindo fazer isso.
A transmissão internacional de Botafogo x Palmeiras atingiu mais de 5,5 mil visualizações no YouTube e mais de 1,2 mil espectadores simultâneos, apesar do jogo ter acontecido na madrugada na Europa.