John Textor renuncia a cargos de liderança do Lyon e diz: ‘Me concentrarei no Botafogo, no Daring Brussels e em nosso próximo clube na Inglaterra’

John Textor renuncia a cargos de liderança do Lyon e diz: ‘Me concentrarei no Botafogo, no Daring Brussels e em nosso próximo clube na Inglaterra’
Vitor Silva/Botafogo

John Textor está oficialmente fora da presidência e da diretoria do Lyon. Em nota publicada no site da Eagle Holding nesta segunda-feira (30/6), o empresário norte-americano confirmou a saída e revelou que focará no Botafogo, no Daring Brussels (ex-RWD Molenbeek) e na aquisição de um novo clube Inglaterra, após a venda do Crystal Palace.

Leia a nota abaixo:

John Textor, presidente e acionista majoritário da Eagle Football Holdings, atuando como único diretor e em nome do único acionista do Olympique Lyonnais, nomeou hoje Michael Gerlinger para o cargo de Diretor Geral (CEO) e Michele Kang para o cargo de Presidente do Conselho e Presidente do Conselho. O Sr. Textor renunciou aos seus cargos de liderança no Olympique Lyonnais, em favor da nomeação da Sra. Kang e do Sr. Gerlinger.

Michele Kang, que também é acionista líder da Eagle Football Holdings e atua no conselho do OL desde 2023, foi nomeada presidente do conselho e presidente do conselho. Ela terá um papel ativo no apoio à gestão executiva do OL, incluindo a liderança do processo de apelação do clube junto à DNCG.

Michael Gerlinger, atual Diretor de Esportes da Eagle Football, foi nomeado Diretor Geral do Olympique Lyonnais. Figura amplamente respeitada na administração do futebol europeu, Michael traz mais de duas décadas de experiência em governança, assuntos regulatórios e operações esportivas.

O Sr. Textor permanece como presidente do conselho, CEO e acionista majoritário da Eagle Football Holdings (Reino Unido), principal proprietária do SAF Botafogo (Brasil), Olympique Lyonnais (França), Crystal Palace FC (Inglaterra) e Daring Brussels (Bélgica). Em termos de responsabilidades diárias, ele agora se concentrará novamente nas estratégias de aquisição do SAF Botafogo, do Daring Brussels e do clube Eagle Football no Reino Unido.

​O presidente e CEO, John Textor, disse:

​“Estou extremamente orgulhoso dos sucessos esportivos globais da Eagle Football, com campeonatos históricos, vitórias em copas e classificações de torneios no Brasil, França e Inglaterra, mas está claro que precisamos fazer mudanças em nossa abordagem de gestão, se quisermos ser tão eficazes fora de campo quanto somos dentro de campo.”

​Em relação ao Olympique Lyonnais, “cada um dos nossos clubes e comunidades merece uma liderança, com uma forte presença local e a perspicácia para superar os desafios esportivos e não esportivos que enfrentamos. É óbvio para todos que Michele é a escolha perfeita para liderar o OL, e estou muito feliz por nossa comunidade por ela ter aceitado o cargo.”

​Ele continuou: “Em nível pessoal, estou realmente ansioso pela redução das minhas responsabilidades de gestão do dia a dia na Europa, para que eu possa me concentrar em mercados onde temos total liberdade para administrar nossos clubes de futebol… para investir, inovar, crescer e competir. O OL está em ótimas mãos com Michele, e eu me concentrarei no Botafogo, no Daring Brussels e em nosso próximo clube na Inglaterra.”

Fonte: Redação FogãoNET e site da Eagle Football

Comentários