Luís Castro falou em “campeonato possível” e Botafogo “sobrevivendo à competição” após a derrota por 2 a 0 para o Cuiabá, neste domingo, no Campeonato Brasileiro. Para o jornalista Luiz Teixeira, no “SporTV News”, o treinador está “tirando leite de pedra”.
– A prioridade do Botafogo é realmente fazer esse campeonato possível. Estar na pele do Luís Castro é complicado. Fazer linha de cinco era a estratégia, quando abre já estava perdendo de 1 a 0, aí tem um expulso. Aí vai para o tudo ou nada. Fica muito complicado para quem tem elenco enxuto e dificuldades como tinha ontem, em viagem desgastante, temperatura elevada, circunstâncias que fizeram tropeçar mais uma vez no campeonato. A ilusão inicial criada por parte da imprensa e da torcida era apenas uma ilusão. Dentro do que é possível, Luís Castro tem tirado leite de pedra. Os que chegam precisam de tempo de adaptação. Vai ser assim até a virada do turno, essa gangorra até o fim da competição – disse Luiz Teixeira.
O comentarista Carlos Eduardo Mansur, no entanto, ressaltou um erro na escalação para o jogo com o Cuiabá, apesar dos desfalques.
– O momento é delicado, a reformulação precisava de tempo de adaptação, alguns jogadores não vão se afirmar. A quantidade de desfalques e ausências torna montagem do time difícil. O Botafogo entra com dificuldade para ter agressividade, não tinha os homens que podem dar profundidade. Acho que a opção por linha de cinco defensores, com três zagueiros de pouca saída e pouco passe, torna o time mais amarrado e preso para jogar. Contra o Cuiabá, que teve Rodriguinho de falso 9, a linha de cinco ficava em referência de marcação e com inferioridade no meio. No segundo tempo, as expulsões ajudaram a debilitar. Na hora que abre mão da linha de cinco, minutos depois acontece a primeira expulsão – analisou Mansur.
– O normal para um clube que volta a Série A é buscar campeonato de segurança, uma readaptação de clube, novo projeto iniciando. Mas é uma tabela tão achatada que uma vitória faz mudar o horizonte. O Botafogo tem três pontos acima da zona de rebaixamento e quatro abaixo da zona de classificação para a Libertadores – completou.