Jornalista detona contratação de Lucas Piazon pelo Botafogo com aval de Luís Castro: ‘Nunca deu certo em lugar nenhum’

Jornalista detona contratação de Lucas Piazon pelo Botafogo com aval de Luís Castro: ‘Nunca deu certo em lugar nenhum’
Arquivo pessoal

A contratação do meia-atacante Lucas Piazon pelo Botafogo, que está próxima de ser oficializada, foi muito criticada pelo jornalista Joza Novalis, especialista em análise de desempenho. O jogador é esperado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro para fazer exames médicos e assinar contrato de empréstimo até o meio de 2023, cedido pelo Braga.

Piazon nunca deu certo em lugar nenhum, é a eterna promessa que veio das canteiras do São Paulo. Vive sendo emprestado para todo lugar porque ninguém quer, vários com opção de compra e ninguém exerce a opção de compra. Quando ele chega no Braga, joga até mais do que depois, mas nunca foi bem como o pessoal está falando. É um jogador que dinamita esse jogo ofensivo, de rapidez, cerebral, dinâmico e rápido do Luís Castro. Quando a bola chega nele, que sono! Parece ter dificuldade de entender alguns processos do jogo mais moderno – analisou Joza em seu canal no Youtube.

– Pode dar certo? Pode, mas é arriscado. Pode até render, desde que não seja protagonista, que seja um jogador secundário. Que o torcedor do Botafogo baixe muito suas expectativas com ele. Chega para ser reserva? OK. Ele não serviu para ser titular do Rio Ave! Não curti essa contratação, torço para que dê certo, mas é complicado – completou.

Para o jornalista, o investimento que o Botafogo está fazendo em Piazon poderia ter sido no volante Luís Oyama, campeão da Série B pelo clube no ano passado e que retornou ao Mirassol.

Por que não fazer esse esforço que fez pelo Piazon no Oyama? É um jogador muito útil, que tem o entendimento do jogo, que está detonando no Mirassol, e que o torcedor conhece. Agora tem dinheiro, não tem? Não quer contratar o Cavani? Pode contratar o Oyama também! Por que não olhar para os bons valores do futebol brasileiro? Jean Carlos, do Náutico, por exemplo… – sugeriu.

Contratação por indicação de Luís Castro também é criticada

Segundo o que foi veiculado pela imprensa, Lucas Piazon foi uma contratação indicada pelo técnico Luís Castro, que também deve ser oficializado como novo treinador do Botafogo em breve. Para Joza Novalis, este modelo de indicação não é o correto.

– Acho muito positiva a chegada do Textor ao Botafogo, mas não concordo com essa política de contratações. O Botafogo tem se aparelhado com profissionais interessantes no scouting, mas quem indicou o Piazon? Teoricamente foi indicação do treinador, mas acho um erro, o técnico não pode indicar jogador. Se foi o Castro que indicou o Piazon, está errado. O Botafogo não deveria ter contratado, porque não pode ser refém de treinador. Então, manda todo mundo do scouting embora, não precisa de ninguém! O clube vai funcionar muito bem quando o técnico for técnico, o diretor de futebol for diretor de futebol – opinou, concluindo:

– Luís Castro atende a uma filosofia de jogo que vai gerar um modelo de jogo ofensivo, e a partir daí o clube tem que ir atrás de jogadores com perfis que possam atender esse modelo de jogo. Independente do jogador que contratar, o Botafogo vai oferecer ao Luís Castro jogadores de acordo com que o treinador gosta de praticar. Então, não há nenhum problema de o Botafogo contratar agora independente do Luís Castro, o clube já sabe como ele gosta de fazer sua equipe jogar.

Fonte: Redação FogãoNET e Canal do Joza Novalis

Comentários