Jornalista: ‘Uma das coisas mais difíceis no esporte é criar cultura vencedora. Botafogo não entendeu que havia mais em jogo do que títulos menores no início de 2025’

Jornalista: ‘Uma das coisas mais difíceis no esporte é criar cultura vencedora. Botafogo não entendeu que havia mais em jogo do que títulos menores no início de 2025’
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo foi campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2024, implantou uma mentalidade vencedora e era um time temido. Em 2025, com saídas e reformulação, o início não é animador. Após a eliminação precoce no Campeonato Carioca, o jornalista Fernando Kallás deu sua opinião sobre o clube.

– Uma das coisas mais difíceis no esporte é criar cultura vencedora. A hierarquia, confiança de quem é consciente que é superior, muito diferente da soberba. Isso abala rivais e contagia o torcedor. O Botafogo não entendeu que havia mais em jogo do que só títulos menores no começo de 2025 – escreveu Kallás, no X.

– Quando se tem bons jogadores, é possível recuperar essa hierarquia se chega o comandante certo. Vide a segunda etapa de Zidane no Real Madrid. Mas o Barcelona, por exemplo, se perdeu depois da saída de Messi e só esse ano parece que está conseguindo recuperá-la. Por isso é tão importante cuidá-la! – acrescentou.

O jornalista acredita que o Botafogo ainda pode se recuperar com o tempo que terá para se preparar.

John Textor não quer repetir o erro pós Luís Castro e entendo o zelo de não errar com o substituto do Artur Jorge. Mas não existe técnico perfeito e o zelo não pode se tornar em obsessão e perfeccionismo. Porque senão o que você busca com zelo num processo longo você perde no que fica sem cuidado enquanto espera. Diante da situação criada, talvez o melhor mesmo tenha sido ser eliminado do Carioca para acabar com essa tortura e deixar de expor o elenco. Assim traz um treinador e aperta o reset, vira a chave e faz uma espécie de pré-temporada pra tentar recuperar o foco e a confiança abalada – argumentou.

Fonte: Redação FogãoNET e X do Fernando Kallás

Comentários