O Botafogo é o melhor time de 2024. Em live no “UOL”, os jornalistas destacaram o clube como o grande destaque da temporada, superando clubes como Flamengo, Palmeiras e Fortaleza.
– Menção honrosa é o Fortaleza, que se colocou lá entre os grandes, conseguiu ir para a Libertadores na boa, deu uma caidinha no final, mas o time do Nordeste, uma proeza, foi bem, encheu lá o Castelão. Evidentemente que é o Botafogo (o melhor), com menção honrosa, para o Fortaleza. Não tem como escapar disso – resumiu José Trajano.
O comentarista Arnaldo Ribeiro acredita que o Botafogo tem que ser comparado é a times históricos.
– Ganhou os dois principais (títulos). Nós não estamos incluindo a questão do Mundial, com o Pachuca, aquele trauma logo depois do título brasileiro. Mas eu acho que, como o Trajano falou, essa é uma barbada. O Botafogo não teve concorrentes durante o ano, mesmo com as menções honrosas mais ao Fortaleza do que ao Flamengo e muito mais do que em relação ao Palmeiras. Eu acho que o feito do Botafogo é tal que aí, nas suas próximas enquetes, nós vamos ter que comparar o Botafogo a outros grandes campeões na era recente do futebol brasileiro, e não com times de 2024. Com times de 2024 não tem comparação – frisou Arnaldo.
– A nossa questão com o Botafogo em 2024, além de comparar com outros times vitoriosos em outras temporadas, é descobrir se esse time vai ser um time que vai continuar vencendo na sequência como alguns outros conseguiram, alguns outros grandes. Ele ousou entrar no hall que era ocupado por Palmeiras e Flamengo nos últimos tempos. Teve um time que ousou entrar nesse hall recentemente, foi o Atlético-MG em 2021, lá do Cuca. Mas o Atlético depois não conseguiu se manter entre os principais, embora tenha decidido, nessa temporada 24, a Libertadores e a Copa do Brasil. Para mim, a questão é barbada. O Botafogo ganha por goleada nessa enquete. E a minha dúvida depois é uma futura enquete com quais outros grandes campeões o Botafogo 2024 vai ser comparado. Nesse ano, não tem para ninguém – acrescentou.
Já o jornalista Danilo Lavieri mostrou preocupação com o 2025 de Botafogo, além de defender os resultados do Palmeiras.
– Eu ainda defendo um pouco da tese da espanholização justamente pelo argumento do Arnaldo. Quem ousou entrar no meio de Palmeiras e Flamengo nos últimos tempos não conseguiu continuar ganhando. E se você olhar os últimos 10 anos, Palmeiras e Flamengo tem muito mais títulos que todos os outros. O Atlético-MG ganhou um ano. O Botafogo ganhou esse ano agora. Aliás, o voto na enquete obviamente é o Botafogo. O Botafogo sobrou nessa temporada e vingou todo o sofrimento do botafoguense em 2023 com juros e correções. Mas eu tenho essa mesma questão. Eu não sei até que ponto o Botafogo vai continuar neste hall, nesta briga junto com Palmeiras e Flamengo. E a gente está agora terminando o ano e começando a próxima temporada, a gente não consegue ter muito ainda a noção de quais os times que vão brigar. Mas eu tenho certeza que Palmeiras e Flamengo estarão apontados por todo mundo a partir de janeiro de 2025. O Botafogo pode estar dependendo de como vai ser esse processo de reformulação. Quem sai, quem fica. A gente já sabe que o Almada não fica. Então tem essa questão. E o Palmeiras pelo investimento a gente sempre imagina sendo campeão de alguma coisa relevante. A mesma coisa que o Flamengo. Mas o Palmeiras perdeu para o Botafogo que foi o campeão na Libertadores, perdeu para o Flamengo que foi o campeão na Copa do Brasil e foi vice-campeão em um ano mágico do Botafogo. E o Palmeiras teve uma boa pontuação no Campeonato Brasileiro. Então eu não classifico como vexame, como um absurdo. É claro que eu acho que a gente tem mais pontos a analisar no futebol jogado pelo Palmeiras do que propriamente nesse resultado de ter sido vice-campeão do Brasileirão por exemplo. Então para mim é grave o jeito que o Palmeiras jogou a ida contra o Flamengo na Copa do Brasil ou mesmo o sufoco que tomou do Botafogo porque no final o 2×1 foi mentiroso perto do sufoco que tomou na ida da Libertadores no Rio de Janeiro. Dá para a gente analisar mais esses pontos do trabalho do Abel e essa reconstrução que o Palmeiras precisa fazer do que propriamente pelo resultado. O resultado do Palmeiras é decepcionante perto dos últimos tempos. Agora, se você for olhar há 20 anos, esse resultado do Palmeiras é incrível. Ser tricampeão paulista consecutivo há 20 anos era algo inimaginável para o Palmeiras. Ser vice-campeão e estar em crise também era inimaginável. Então é um ano ruim para o Palmeiras, mas nada de catástrofe, vexame ou nada disso – argumentou.
José Trajano deu uma boa resposta e encerrou o assunto.
– Me permita discordar, não do Palmeiras, da análise do Botafogo que foi feita. O torcedor do Botafogo pode chamar a gente agourento. Nós estamos analisando o que aconteceu. Campeão brasileiro, campeão da Libertadores. “Ah, não sei o que vai acontecer daqui pra frente”. Aconteceu. Aconteceu. Nós estamos analisando aqui o ano de 2024. Ninguém aqui é Mãe Dinah. “Ah, o Palmeiras vai arrebentar, o Flamengo isso, o Fluminense vai dar um jeito”. Sabe? Não. Então eu acho que essa análise é um pouco agourenta. Nós estamos aqui a louvar duas vitórias brilhantes e o Botafogo deixando de ser o time que decepcionava, como foi no ano anterior. Coisas que só acontecem no Botafogo. Não, aconteceu uma coisa muito boa. Foi um ano brilhante, de grandes conquistas. Nós vimos imagens maravilhosas, de emoção, as pessoas chorando, se abraçando, felizes da vida, companheiros nossos, amigos nossos. O Botafogo surpreendeu até com o tamanho da sua torcida. Teve gente do Brasil inteiro, do mundo inteiro, comemorando, postando nas redes sociais. Então, eu acho que essa coisa que vai acontecer no próximo ano, isso é coisa que o torcedor do Botafogo não deve ter gostado – completou Trajano.